Cidade de Extrema preserva nascentes do rio Jaguari


24/03/2009 21:22

Compartilhar:

Reunião com o diretor de meio ambiente do município de Extrema <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ANAPERUGINIJAGUARI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, é pioneira numa ação que incentiva a preservação de nascentes e recuperação de mata nativa. Na sexta-feira, 20/3, a deputada Ana Perugini (PT), que coordena a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp, foi conhecer o projeto Conservador das Águas, desenvolvido pela prefeitura da cidade.

O objetivo, segundo Paulo Henrique Pereira, diretor do departamento de meio ambiente da cidade, é aumentar a cobertura vegetal nas sub-bacias hidrográficas e implantar microcorredores ecológicos. O projeto abrange três metas: qualidade de saneamento; preservação e recuperação da cobertura vegetal nativa; e conservação do solo e nascentes. Para isso, conta o diretor, a cidade é dividida em sete bacias que são monitoradas. Os proprietários das áreas rurais recebem orientações sobre manejo e preservação e um apoio financeiro para recuperar e manter as áreas de interesse ambiental.

a ação é norteada por uma lei municipal, regulamentada por dois decretos. "Estamos chegando numa nova visão sobre o campo. A cidade não valoriza o campo e o agricultor, em geral, não vê benefícios em preservar matas e nascentes. É disso que Extrema vem tratando", explicou Pereira. A iniciativa da cidade mineira chamou a atenção da grande imprensa e foi pauta de uma matéria especial do programa Globo Rural veiculada em 2008.

Para a deputada Ana Perugini, Extrema está dando exemplo para o país. A cidade conta com nascentes importantes do rio Jaguari, que compõe a bacia que abastece o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de águas de cidades da região de Campinas e quase 50% do abastecimento da Grande São Paulo.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp