Armas: é hora de ouvir os dois lados

Opinião
20/07/2005 17:23

Compartilhar:


É verdade: a exemplo de outros países, o Brasil está sob o efeito de um 4.º Poder: a Imprensa. Nesta época de denúncias e CPIs que movimentam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a mídia mostra sua força. A partir de uma informação ou opinião divulgada pelos veículos de comunicação, o País pode mudar o rumo. Liberdade de imprensa só existe em nações democráticas. Já que o Brasil vive graves problemas políticos, mas mantém a opção pela democracia, esse estilo tem de prevalecer no referendo de 23 de outubro.

Nessa consulta, a população vai dizer "sim" ou "não" ao Desarmamento, que proíbe a venda de armas aos cidadãos. Portanto, se existem duas opções para os eleitores naquele referendo, é de se esperar que, por uma questão de democracia, os dois lados apareçam nos meios de comunicação para defender suas teses: a favor ou contra a proibição. Nunca só um lado!

Começa em 1.º de agosto a etapa de campanhas oficiais no rádio e na TV. Assim, é de se acreditar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conceda, de fato, tempos iguais para a propaganda das duas tendências " a favor e contra. Da mesma forma, cabe à mídia, em seu noticiário habitual, assumir uma postura de respeito aos dois lados, em vez de insistir na ação facciosa que se desenhou nos últimos meses em algumas redes de TV: a estranha campanha contra o uso de armas, como se as armas de cidadãos de bem fossem responsáveis pela violência e pela criminalidade que assolam o País. Que liberdade é essa?



Afanasio Jazadji é radialista e deputado estadual pelo PFL

alesp