Assembléia aposta no Fórum de Desenvolvimento Econômico como incentivo ao crescimento do Estado
Clique para ver a imagem " alt="Presidente Sidney Beraldo: "A partir do crescimento da economia é possível aumentar o nível de renda e a geração de emprego. Assim, esse tema é prioridade para o Legislativo no segundo semestre." Clique para ver a imagem ">
DA REDAÇÃO
O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, afirmou, em entrevista, que a instituição aposta na realização do Fórum de Desenvolvimento Econômico como instrumento de incentivo à retomada do crescimento econômico do Estado.
Segundo Beraldo, o desenvolvimento econômico é prioridade para a existência de recursos destinados à compensação financeira de municípios, à segurança pública e ao assentamento de famílias de agricultores sem propriedade, por exemplo. "A partir do crescimento da economia é possível aumentar o nível de renda e a geração de emprego. Assim, esse tema é prioridade para o Legislativo no segundo semestre."
A coordenação dos trabalhos do Fórum caberá à Mesa Diretora e os deputados participarão, também, por meio de reuniões no interior do Estado. "Temos parlamentares vindos de praticamente todas as regiões de São Paulo e eles vão mediar o debate em suas cidades."
Para o presidente é preciso trabalhar pontualmente com as vocações regionais. "As regiões do Estado de São Paulo têm produções diferenciadas que muitas vezes ficam impedidas de serem distribuídas, por motivos diversos, a outras localidades do país e do exterior. Vamos detectar os impasses e buscar soluções", informou Beraldo, destacando que uma das alternativas é levar tecnologia aos pequenos e médios produtores, para que possam se tornar mais competitivos.
Planos e diretrizes
Outros importantes debates pautados para o segundo semestre são o Plano Plurianual, o Índice Paulista de Responsabilidade Social e o Plano Estadual de Educação. O presidente afirmou que essas discussões, combinadas com o Fórum representarão importante contribuição da Assembléia para melhorar a qualidade de vida da população. "Esse é um grande desafio para a Assembléia a partir de agosto."
O Plano Estadual de Educação vem sendo discutido pelo governo em todas as regiões do Estado e deve estabelecer diretrizes no ensino para os próximos anos. "Essas metas serão fixadas com a contribuição de pais, alunos e professores, mediante sugestões por eles apresentadas."
A qualidade de vida de cada munícipe é revelada por meio do IPRS e a divulgação de seus resultados permite aos prefeitos aprimorar políticas públicas. "A cada dois anos o Seade atualiza esses dados que permitem a aplicação de recursos públicos com avaliação mais criteriosa", disse Beraldo.
Em novembro acontece mais uma edição do Parlamento Jovem. O presidente ressaltou que desta vez o evento contará com a participação de estudantes do ensino médio. "É preciso atrair os jovens para o processo democrático."
As alterações do Regimento Interno não foram esquecidas pela presidência. De acordo com Beraldo, ele e o 2º secretário já elaboraram, em conjunto, um parecer sobre as mudanças. "O 1º secretário também está preparando uma minuta e, em breve, tentaremos entrar em consenso para chegar a um texto único."
Semestre proveitoso
Sobre as atividades desenvolvidas pelo Legislativo no semestre passado, o presidente declarou que considerou o período proveitoso. "A Assembléia conseguiu aprovar importantes matérias do governo."
Beraldo lembrou que foi adotada uma nova forma de trabalho com a redução de sessões extraordinárias. "Para procedermos votações importantes preferimos prorrogar as sessões ordinárias."
Foram aprovados em tempo rápido, segundo o presidente, projetos como o da rolagem da dívida da Cesp, o do aumento da contribuição previdenciária do funcionalismo, o do Qese - redistribuição aos municípios de recursos para a educação - e o da Via Rápida - autorização ao governo para punir administrativamente com maior agilidade os servidores públicos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições