Verba permitirá cirurgias eletivas na região de Franca


09/12/2011 16:49

Compartilhar:

Gilson de Souza (centro) em visita à Santa Casa de Franca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/GILSONDESOUZAcirurgiasELETIVAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Santa Casa de Franca deve começar o mutirão de cirurgias eletivas que beneficiará quase mil pessoas que estão na fila de espera da rede pública de Saúde. O mutirão será financiado com a verba parlamentar de R$ 2 milhões indicada pelo deputado Gilson de Souza (DEM) e com uma contrapartida do governo do Estado no mesmo valor. Segundo o coordenador regional de Saúde do Estado, Affonso Viviani, com os recursos, será possível realizar 927 procedimentos de média e alta complexidade até março. "Vamos priorizar os mais de 550 casos em que a cirurgia eletiva é mais crucial, como, por exemplo, as operações para retirada de tumores e as cardíacas", disse o deputado Gilson de Souza.

A previsão inicial é que as cirurgias comecem a ser realizadas ainda este mês. O mutirão deve durar cerca de 90 dias. As convocações dos pacientes serão feitas pelo DRS-8, que dará prioridade aos casos mais graves. Segundo a última lista divulgada pelo Ministério Público Estadual, em Franca e região, 12,5 mil pessoas aguardam na fila para cirurgias eletivas.

A Santa Casa de Franca diz que esse número não está atualizado e estima que 8 mil pessoas ainda estejam na fila. Para tentar acabar de vez com o sofrimento dos pacientes que chegam a esperar anos na fila por uma operação, o coordenador regional de Saúde disse, em reunião realizada com o deputado e o superintendente do hospital, Fernando Bueno, que o governo do Estado estuda a possibilidade de elevar o teto (número de cirurgias compradas da Santa Casa) a partir de fevereiro de 2012.



deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp