Democracia é o tema da primeira aula do Curso de Formação Política


29/04/2004 18:58

Compartilhar:

Curso de Formação Política do Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ILP 29abr04B   Beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vinícius Camarinha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ILP 29abr04A   Beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Contando com a presença do deputado Vinícius Camarinha (PSB) entre os 50 alunos inscritos para sua terceira turma, o Curso de Formação Política do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) iniciou suas atividades nesta quarta-feira, às 19h30, com a aula inaugural ministrada pelo professor José Paulo Martins Júnior, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

O tema abordado nessa primeira aula foi "Democracia". José Paulo, com a participação dos alunos, traçou um painel da evolução desse conceito de organização social e política desde a Antigüidade Clássica até os dias atuais.

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, esteve presente à primeira aula para saudar os participantes do curso e a equipe do ILP. Segundo ele, o Instituto, criado durante a gestão de Walter Feldman, atualmente deputado federal, tem a finalidade de "ser um braço da Assembléia Legislativa e se tornar uma verdadeira escola de política."

"A Assembléia Legislativa tem que mudar com a sociedade e cumprir seu papel junto a ela", afirmou o presidente, referindo-se à jovem democracia brasileira, que, em sua opinião, teve um rápido fortalecimento. Mas ele acha, também, que "não dá mais para ter político sem preparo".

Na mesma linha manifestou-se Vinícius Camarinha, o deputado mais jovem do parlamento paulista. Para ele, o Brasil tem "uma enorme população jovem, só que totalmente despolitizada."

Parceria bem-sucedida

O Curso de Formação Política é resultado de uma parceria entre a Assembléia Legislativa, o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), o Instituto Ágora e o Movimento pelo Voto Consciente. Segundo Maurílio Maldonado, diretor-presidente do ILP, o curso teve, nas primeiras turmas, o foco voltado para a formação do público interno - funcionários da Assembléia. "Cumprido o primeiro objetivo, o curso foi aberto para a sociedade e inscreveu muitos jornalistas e atores do processo político, como membros de ONGs, de partidos políticos, de pretendentes a candidatos", disse.

"O curso é um projeto ainda em evolução", continuou Maurílio, "Temos introduzido novas disciplinas, estamos, enfim, evoluindo no formato, especialmente com a parceria da sociedade civil."

Sobre o instituto que dirige, Maurílio acredita que o Legislativo, ao perceber a complexidade da sociedade, criou um órgão dentro de sua própria estrutura, visando a constituir um facilitador da participação da sociedade junto aos seus representantes deputados.

O Curso de Formação Política faz parte do projeto Escola de Política do ILP, ele é aberto ao público e não exige formação universitária, basta a conclusão do ensino médio. Tem duração de 12 aulas semanais (cerca de 3 meses) em classes de 50 alunos. Maiores informações podem ser obtidas no site da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br).

alesp