Debate sobre a identidade brasileira marca encerramento da Semana Orlando Villas Bôas


30/04/2004 19:19

Compartilhar:

Da esquerda para a direita: Antônio Ximenes, Maurílio Maldonado, Carlos Jacchieri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/SVB 30abr04B Beto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Mesa de encerramento do debate da "Semana Orlando Villas Bôas" Clique para ver a imagem ">

Da redação

A identidade nacional, formada da soma das culturas indígena, negra e européia, foi o tema em debate no encerramento da Semana Orlando Villas Bôas e do IV Fórum Nacional da Identidade Brasileira, nesta sexta-feira, 30/4, na Assembléia Legislativa. "O Fórum Nacional da Identidade Brasileira serve para definir como esta identidade se constrói e em que ela se constitui, levando-se em consideração todos os momentos históricos", explicou o secretário do Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização, Carlos Jacchieri, numa autêntica aula sobre a formação da identidade de uma nação.

Jacchieri mostrou como, no Brasil, o intenso processo de sincretismo - caracterizado pela soma da cultura indígena, negra e européia - leva a uma síntese que torna nossa civilização completa, com identidade marcada. "E quem segue construindo nossa identidade são aqueles que hoje estão se preparando para levar o Brasil para mais um século de existência", concluiu, dirigindo-se aos jovens presentes ao evento.

Maurílio Maldonado, presidente do Instituto do Legislativo Paulista, que, junto com o CBCC, promoveu o evento, lembrou que a história da humanidade é marcada por uma sucessão de impérios. O duradouro Império Romano caracterizou-se por preservar as culturas que conquistava, e não por destruí-las. Já o "império americano" de hoje, segundo ele, incentiva a sociedade de consumo, levando à competitividade e à violência. Para Maldonado, a sociedade brasileira, ao preservar as culturas que incorpora, criando algo novo, apresenta-se como uma alternativa "à cultura da guerra, da dominação, da violência".

O coordenador da Semana Orlando Villas Bôas, jornalista Antônio Ximenes, agradeceu a participação de todos, especialmente dos representantes indígenas, que, com seus depoimentos, permitiram que se conhecesse um pouco mais de sua cultura, processo fundamental para a conscientização da necessidade de preservá-la.

Pirakumã, líder Yawalapiti; Tabata, líder Kuikuro; Paiê Kaiabi, administrador do Parque Indígena do Xingu; e o pajé Sapaim Kamayurá avaliaram como positivos os resultados da Semana Orlando Villas Bôas e reafirmaram a necessidade de que as autoridades do país atuem para impedir conflitos e preservar a cultura indígena.

alesp