Costa do Marfim abrirá consulado em São Paulo


27/06/2003 16:07

Compartilhar:

Collete Lambin, embaixadora da Costa do Marfim e presidente Sidney Beraldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/marfim270603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Collete destacou a importância de São Paulo no contexto brasileiro e o presidente Sidney Beraldo ressalta o papel do Parlamento paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/marfimA270603.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O Itamarati já autorizou a instalação do consulado da Costa do Marfim em São Paulo, revelou a embaixadora daquele país, Collete Lambin, durante visita à Assembléia Legislativa na manhã desta sexta-feira, 27/6, onde foi recebida pelo presidente Sidney Beraldo.

Collete destacou a importância de São Paulo no contexto brasileiro e disse que falta apenas o governo do seu país referendar o nome de Tibe Bi Gole Blaise para o consulado. O intercâmbio comercial e tecnológico entre o país africano e o Estado é uma das prioridades da embaixada marfinense, afirmou a diplomata, que também apontou a democracia brasileira como um exemplo a ser seguido.

Para o presidente Sidney Beraldo, a visita da embaixadora reforça o papel da Assembléia Legislativa como articuladora de ações de ampliação das relações internacionais do Estado. "Embora a diplomacia esteja a cargo do Governo Federal, o Parlamento tem seu papel, inclusive externamente, na busca de alternativas de desenvolvimento para São Paulo", avaliou Beraldo. "Como representantes da população podemos exercer este papel de estimulador e a área de negócios também deve estar entre nossas prioridades.

A existência da Comissão de Relações Internacionais no Legislativo paulista é fundamental, principalmente se for considerado que o Estado de São Paulo é responsável por 40% das exportações brasileiras, disse Beraldo. Ele informou que o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, a ser criado na Assembléia em agosto, terá um departamento de relações internacionais. "Em um mundo globalizado é fundamental procurar alternativas para que nosso Estado seja beneficiado", declarou.

alesp