Segundo secretário faz balanço das obras na Casa


19/12/2003 15:52

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo



"O ano de 2003 foi um período de transformações físicas no Palácio 9 de Julho." Com essas palavras, o deputado José Caldini Crespo (PFL), iniciou uma breve prestação de contas de sua atividade à frente da 2.ª Secretaria da Assembléia Legislativa. A atual Mesa Diretora da Casa completou na segunda-feira, 15/12, nove meses de trabalho. Composta pelos deputados Sidney Beraldo, presidente, Emidio de Souza, 1.º secretário, e José Caldini Crespo, 2.º secretário, a atuação da Mesa tem se dado em diversas frentes. O lançamento do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, as discussões regionalizadas sobre o Plano Plurianual (PPA), o III Seminário Regional Interlegis, a divulgação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), foram algumas das realizações.

Além de trabalhar na execução de novas propostas de desenvolvimento para o Estado de São Paulo, a Mesa tem se ocupado também das melhoria das condições físicas e estruturais do prédio do Palácio 9 de Julho. Foi sobre essas obras - feitas, em sua grande maioria para sanar problemas antigos que se arrastavam há vários anos, alguns deles praticamente desde que o prédio foi inaugurado - que Crespo fez um balanço.

Coisa do passado

As goteiras, velhas conhecidas de parlamentares e funcionários da Casa, já são coisa do passado. De acordo com o deputado Crespo, que coordena as obras através da 2.ª Secretaria, os últimos centímetros de impermeabilização estão sendo concluídos nesta semana. Além da impermeabilização, obra para a qual foi necessário "descascar" toda a cobertura do prédio e remover o antigo telhado, foi feita uma nova cobertura, com alteração do caimento da laje.

"A obra estava prevista para terminar no final de outubro, ou no começo de novembro, mas devido às chuvas e a outros imprevistos surgidos no decorrer das obras, houve um pequeno atraso, mas ela está sendo entregue nesta semana", confirmou o deputado. Entre os imprevistos estão as fissuras encontradas nas lajes da cobertura e as várias placas do forro do Hall Monumental, que se encontravam na iminência de desabar. O telhado, que tinha caída para dentro, agora conta com caída correta e foram inseridos 5 (cinco) tubos de coleta de água pluvial, embutidos no teto, que recolhe a água e a leva diretamente para a rede de coleta pluvial.

Também foram refeitos os circuitos de iluminação do Hall Monumental. "As obras causaram transtornos, tivemos, infelizmente, de interditar o nosso belíssimo Hall Monumental, mas era necessário. Agora não teremos mais goteiras nem corremos o risco de ver parte do teto do Monumental caindo", constatou Crespo, destacando que a colaboração dos demais parlamentares, dos funcionários e visitantes foi primordial para a conclusão das obras."Esse trabalho precisava ser feito, as obras não podiam mais ser adiadas, sob pena de termos de passar por transtornos ainda maiores se não as fizéssemos", justificou o deputado.

Outras célebres goteiras extintas foram as da Procuradoria da Casa, fruto não só de infiltrações e problemas causados pelas chuvas, mas também de problemas no encanamento do prédio.

Prédio desenformado

"O prédio já está desenformado", comemora Crespo. Há algum tempo descobriu-se que a Casa ainda tinha, em seu interior, as fôrmas de madeira utilizadas na sua construção, sendo foco, inclusive, de cupins. A madeira foi retirada, de todas as áreas comuns e corredores. Além de se "desenformar" o prédio, também foram eliminadas diversas tubulações, que ao longo dos anos foram sendo inutilizados e se encontravam sem serventia. Canos, fios e registros hidráulicos foram identificados e novos conduites instalados de forma a permitir uma melhor organização.

A troca do forro também já foi concluída. Novos ares Drenos foram instalados nos corredores, abaixo dos aparelhos de ar-condicionado, para acabar com os improvisos feitos para coletar a água que pinga dos mesmos. Copinhos e garrafinhas, que enfeavam os corredores, não são mais necessários. Também foram colocados novos caixilhos nas janelas dos gabinetes dos deputados, tornando possível, inclusive, uma melhor ocupação daqueles locais. "As janelas antigas abriam girando em torno de um eixo, no sentido vertical, causando pequenos acidentes esporadicamente. Nos dias de chuva, os corredores chegavam a ficar alagados", lembra Crespo. Os 650 novos caixilhos tornam possível abrir as janelas de baixo para cima. A rede coletora instalada sob os aparelhos de ar-condicionado já está em funcionamento.

Acessibilidade

Como forma de melhorar a acessibilidade aos diversos pontos dentro da Casa e também para eliminar outro foco de cupins, as passarelas de madeira que interligavam o chamado "corredor do meio" ao corredor dos gabinetes dos deputados foram substituídas. As novas passarelas ficam ao nível do pavimento de cada andar e são de concreto e revestidas de granito, assim como o restante do piso, já existente. As passarelas que foram substituídas formavam um degrau de cerca de 30 cm. "Agora temos verdadeiras pontes de concreto, niveladas, e não mais simples passarelas, que aliás, se encontravam comidas por cupins", explica o deputado Crespo.

As novas passarelas já estão com sua estrutura totalmente pronta e os testes de carga já foram concluídos. Cabe ressaltar que as obras foram executadas em obediência à legislação específica e a um ato da própria Mesa Diretora da Assembléia determinando a adequação e adaptação do edifício.

ILP

Também a cargo da 2ª Secretaria, as obras de construção do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) foram concluídas. Com salas para a sua administração e para aulas e treinamento, além de um jardim na sua entrada e sobre sua cobertura, o prédio do ILP já comporta todas as atividades do instituto, que conta ainda com uma central de ar-condicionado independente.

Fim dos odores

Foi trocado o sistema de esgoto dos banheiros do Palácio 9 de Julho, que tinha vários problemas. Um exemplo dos problemas é que parte do esgoto do prédio era canalizado para a galeria de águas pluviais que passa pelo estacionamento dos funcionários do Palácio 9 de Julho e não para o sistema de esgoto. Outro exemplo é que a sujeira proveniente das caixas de gordura instaladas no prédio voltavam através de dutos construídos para levar os cabos da rede elétrica da Casa. Essas caixas de elétrica estavam desativadas, mas se cruzavam com as caixas de gordura e com os canos de esgoto. "São os chamados vasos comunicantes, que acabavam causando mau cheiro em diversos pontos do prédio", conta o deputado Crespo, explicando que esse problema também já foi resolvido.

Outra providência em relação aos banheiros foi trocar as colunas de esgoto de todos os banheiros do "corredor do meio" e também dos que ficam próximos à escadaria situada ao lado da Presidência e dá acesso do 1º ao 4.º andar do prédio. O mau cheiro, que durante algum tempo caracterizou alguns locais da Casa, estará eliminado.

Iluminação e controle de energia

O circuito de iluminação de emergência foi totalmente reestruturado, de forma a que cada usuário tenha possibilidade de apagar as luzes de suas salas, e diminuir, portanto, o consumo de energia da Casa. O antigo sistema de emergência, quando acionado, impedia que lâmpadas fossem apagadas. Agora, ficam acesas apenas as necessárias, a critério do usuário da sala. A Assembléia Legislativa, como grande consumidora de energia que é, tem um contrato de aquisição de energia, que prevê uma demanda máxima. Temos, portanto, de nos enquadrar dentro de um determinado nível de consumo.

Ao ultrapassar a demanda prevista no contrato, o consumidor, no caso a Assembléia, paga uma tarifa de ultrapassagem de demanda que equivale a uma sobretaxa de cerca de 20% o valor da conta daquele mês, o que representa um gasto extra entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Alterar o contrato aumentando a demanda contratada, para não ter de pagar pelo excedente, aumentaria o valor da conta/mês, possivelmente sem necessidade já que há picos de demanda, mas poucos, principalmente nos dias muito quentes, quando os aparelhos de ar-condicionado estão funcionando a pleno vapor.

Para solucionar a questão foi implantado na Casa um gerenciador de demanda, que desliga automaticamente a energia em alguns setores, por apenas alguns segundos ou minutos, diminuindo o consumo. De acordo com o Departamento de Serviços Gerais, passados alguns segundos a energia retorna aos aparelhos, sem prejuízo dos mesmos ou do trabalho. Em testes durante o mês de dezembro, o gerenciador de energia deve passar a funcionar plenamente a partir do início do próximo ano.

Em fase de conclusão

Estão sendo restauradas de acordo com o projeto original do Palácio 9 de Julho as galerias laterais do segundo andar do Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira. "Esta e outras obras deverão estar concluídas até o dia 31 de dezembro", disse Crespo. Entre as obras a serem entregues nos próximos dias estão: adequações e melhorias na gráfica, no setor de reprografia, na central telefônica e na garagem dos carros oficiais, além da criação de espaços para ilhas de edição, para a TV Assembléia. Também deverá entrar em funcionamento ainda neste mês, o novo sistema de ar-condicionado central que atenderá ao Plenário Juscelino Kubitschek.

O conjunto constituído por unidades condensadoras e evaporadoras instalado na cobertura do prédio garante uma capacidade de refrigeração de 160TR (toneladas de refrigeração). "O ar condicionado do JK está sendo substituído porque o que estava em uso está no final de sua vida útil", justifica o deputado Crespo. "Apenas para se ter uma idéia, mesmo que estivesse em plena capacidade, o aparelho em uso até agora não ultrapassa 80TR de potência", diz.

2004

"As obras que causariam mais transtornos já estão concluídas, mas ainda há muito por fazer", explica José Caldini Crespo. "Vamos iniciar 2004 concluindo a substituição de forros dentro das salas, já que foram trocados apenas os das áreas comuns e dos caixilhos das janelas. Também vamos continuar as obras na rede coletora de esgoto do prédio. Há ainda projetos para a reestruturação e readequação do restaurante, da lanchonete e de áreas do subsolo, além de estarem previstas as construções de dois depósitos, um para o Departamento de Serviços Gerais e outro para material reciclável. Agradecemos a colaboração e a compreensão de todos", completa.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp