Assembléia realiza ato solene em homenagem à escritora Tatiana Belinky


28/11/2007 21:26

Compartilhar:

Edson Gabriel Garcia, Carlos Giannazi e Tatiana Belinky<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TatianaBelinky EDSON GABRIEL GARCIA GIANNAZI TATIANA 04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tatiana Belinky<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TatianaBelinky 02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL) e organização da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij), foi realizado nesta quarta-feira, 28/11, no Auditório Teotônio Vilela, ato solene em homenagem à escritora, tradutora e roteirista Tatiana Belinky.

Os participantes elogiaram a iniciativa de Giannazi e ressaltaram a importância de Tatiana Belinky para a literatura brasileira e o seu desejo de repartir com as pessoas as suas leituras.

Brasileira de coração, a escritora nasceu na Rússia, em 1919 e, ainda menina, veio com sua família para o Brasil, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética.

Ao lado de seu marido, o médico e educador Júlio Gouveia, escreveu diversas peças e adaptações de livros, que foram apresentados em teatros da cidade de São Paulo e nas emissoras de televisão Tupi, Bandeirantes e Cultura.

Nessa época, o casal foi convidado a ter um programa fixo na TV Tupi, onde foram os responsáveis pela primeira adaptação de Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, na televisão. Tatiana Belinky trabalhou ainda na TV Cultura e em grandes jornais do Estado, como Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo, onde escreveu artigos, crônicas e crítica da literatura infantil. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, em 1989.

Entre os livros escritos por ela estão Coral dos Bichos, Limeriques, O Grande Rabanete, Di-versos russos, Limerique das Coisas Boas.

Além do parlamentar e da homenageada, compuseram a mesa o professor e escritor Edson Gabriel Garcia, a escritora Regina Sormania, da Aeilij-SP, e o professor Perrotini, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O evento se deu em decorrência de uma parceria entre a Aeilij e o Parlamento paulista.

alesp