Secretário da Saúde visita Presidente Prudente


09/06/2005 18:03

Compartilhar:

O deputado Mauro Bragato (1ºesq) promoveu a visita do secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata (em pé) à região de Presidente Prudente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Bragato saudex.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Mauro Bragato promoveu a visita do secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata à região de Presidente Prudente. No dia 3/6, o secretário cumpriu uma extensa agenda e conversou com 45 prefeitos sobre um assunto que interessa de perto a todos: a desabilitação da gestão plena de saúde do município de Presidente Prudente, fato inédito no Brasil.

"A desabilitação foi um retrocesso, mas demonstra a má utilização dos recursos públicos. A visita de Barradas teve o objetivo de esclarecer e mostrar que mesmo levando em conta as dificuldades enfrentadas, agora existe uma luz no fim do túnel. A responsabilidade do Estado está respaldada na lei", disse Bragato.

Barradas participou de uma reunião com prefeitos da região no Rotary Clube de Presidente Bernardes, atendeu a imprensa e visitou a Santa Casa de Álvares Machado. Segundo o diretor da Dir XVI, Henrique Corral, o balanço da visita foi positivo: "o secretário assumiu perante os prefeitos que a partir de agora todos os municípios da região têm direito às cotas proporcionais que foram estabelecidas pelos próprios representantes dos municípios por meio de um acordo que levou em conta a proporção da população".

Segundo Corral, o secretário confirmou que serão respeitadas as cotas estabelecidas em um acordo entre os municípios. Este acordo foi firmado por comissões integradas pelos secretários municipais de saúde da região.

Outro resultado positivo da visita do secretário de saúde à região foi a autorização para que se faça uma avaliação das necessidades de procedimentos e que se libere recursos para atender à demanda reprimida por cirurgias eletivas e exames radiológicos como ultra-som ou endoscopia. Este estudo para avaliar a demanda reprimida deverá estar concluído nos próximos 15 dias.

O secretário estadual Roberto Barradas também realizou um atendimento individual aos vários prefeitos da região, provedores e representantes de 45 municípios da Dir XVI.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp