Audiência em São José prossegue com discursos a favor da Educação

Audiência Pública em São José do Rio Preto
29/09/2005 18:56

Compartilhar:

Audiência pública em São José do Rio Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SJ_Rio_Preto_024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A audiência em São José do Rio Preto prosseguiu com mais pronunciamentos a favor da Educação. O representante da Adunesp, Vanildo Bianchi, cobrou coerência dos parlamentares que aprovaram as emendas para a Educação numa primeira oportunidade de apreciação da LDO, derrubaram o veto nas comissões, mas acabaram votando com o governo do Estado, mantendo o veto em plenário. "Espero que o aumento de repasse possa ser incluso no orçamento."

A deputada Beth Sahão falou sobre o insucesso das emendas para Educação, destacando que ele se deve a intransigência do governador, que, entretanto, não teve a mesma postura com relação à sonegação da Daslu, responsável por um prejuízo na arrecadação de um bilhão de reais. "Um por cento a mais para o Centro Paula Souza equivale a pouco mais de 300 milhões de reais."

Denise Rikala, do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, afirmou que os funcionários da Educação foram mais uma vez prejudicados, com a manutenção do veto. "Apesar de o governador alardear que o funcionalismo terá um bom aumento, sabemos que os servidores do Paula Souza continuarão ganhando bem menos que o restante do funcionalismo."

Outras reivindicações

A situação da Febem em Rio Preto foi exposta por Janaina Simão, do Condeca. Ela disse que a unidade esta problemática, a beira de uma rebelião e que precisa de um redimensionamento.

Nilton César Pinho, presidente da Câmara de Mirassol, concentrou as reivindicações de sua cidade no aumento de recursos para área social, na recuperação da industria moveleira e na construção de uma nova interligação em Mirassol, sobre a rodovia Washington Luiz.

Vindo de outra cidade da região, Bady Bassit, o cidadão Fabio Cortes pediu a construção de um hospital publico em seu município e de um trevo sobre a BR-153, para ligar sua cidade a Nova Aliança e Adolfo.

Jorge Abdanur, da Policia Técnica de Rio Preto, quer a construção da sede para o Instituto de Criminalística da cidade.

Palavra aos deputados

José Zico Prado frisou que as demandas apresentadas em todo o Estado são praticamente as mesmas: melhoria de estradas, verbas para santas casas e saneamento básico. "Isso mostra o caminho a seguir."

Deputado da região, Valdomiro Lopes (PSB), apontou como prioridade para Rio Preto um conjunto de ações de incentivo ao agronegocio e a piscicultura. "Com a anunciada transferência da competência de expedição de licenças ambientais do Ibama para o governo estadual, esse processo ser possível."

O relator do orçamento, Edmir Chedid, fez um resumo das demandas apresentadas. Sobre o veto, que garantiria melhores salários para os professores e a expansão do ensino universitário, o relator explicou que a Assembléia manteve o veto, mediante o compromisso do governo de que o repasse possa ser incluído no projeto do orçamento.

A assistência social no Estado, segundo Chedid, não reajusta seus valores há 9 anos, o que acaba gerando uma demanda no setor, como foi apresentado por alguns participantes desta reunião.

"Não queremos engessar a aplicação de recursos pelo governo, mas podemos redireciona-los de uma outra forma, sobretudo, se considerarmos a informação do secretario da Fazenda, Eduardo Guardia, de que a arrecadação deve crescer 14%", disse o deputado, destacando que há margem para ampliar os investimentos do Estado.

alesp