CPI agenda visita a Ribeirão Preto


06/11/2007 18:52

Compartilhar:

Deputado Rafael Silva (à esq.), presidente da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/QUEIMA DA PALHA RAFAEL SILVA 156MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da CPI da queima da palha da cana-de-açúcar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/QUEIMA DA PALHA GERAL 160MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Membros da CPI da queima da palha da cana-de-açúcar, presidida pelo deputado Rafael Silva (PDT), reuniram-se nesta terça-feira, 6/11, para discutir assuntos de interesse da comissão. Uma das metas de trabalho definida pelo grupo foi o agendamento da visita a Ribeirão Preto no dia 26/11, a partir das 9h, com autoridades que possam contribuir com esse tema. "Aquele município é o centro da maior região produtora de açúcar, álcool e etanol do mundo", afirmou Rafael Silva. Fernando Capez (PSDB), em concordância, disse que a forma mais rápida e eficiente de se fazer uma investigação é ir de encontro ao fato.

Outro foco da atenção dos parlamentares foi o evento ocorrido, recentemente, na OAB/SP, em que diversos representantes, inclusive o presidente desta CPI, debateram as principais causas do aquecimento global. Rafael Silva admitiu ter se sentido frustrado pelo fato da queima da palha da cana-de-açúcar não ter sido mencionada como um dos fatores poluentes. Segundo ele, quase dois milhões de alqueires são queimados todos os anos, o que corresponde a cerca de 75% da poluição nacional.

Houve consenso entre os deputados sobre outros efeitos decorrentes das queimadas. Sob esse aspecto, Uebe Rezeck (PMDB) enfatizou dois pontos considerados importantes: as conseqüências danosas que a prática provoca na saúde da população e o plantio da cana, que ignora as normas ambientalistas. "Os usineiros passam por cima de qualquer nascente para aproveitar mais a área", exemplifica.

Em complemento, Rafael Silva reiterou que eles visam o lucro fácil e abundante e que, diante desse objetivo, as ações desta CPI incomodarão a muitos. "Precisaremos do respaldo da opinião pública", declarou Rafael, destacando a participação da mídia como fundamental. Participaram também da reunião os deputados Cido Sério (PT) e Davi Zaia (PPS).

alesp