Presidente Epitácio pleiteia Casa da Cultura


21/01/2009 16:52

Compartilhar:

Bill Duque e Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/ED THOMAS EPITACIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para resgatar e manter vivas as tradições culturais da Estância Turística de Presidente Epitácio, o coordenador do Conservatório Municipal, Bill Duque, está empenhado em conseguir ajuda do Estado para a instalação da Casa da Cultura. Em entendimento com o prefeito Antonio Furlan (PR), Duque conversou com o deputado Ed Thomas (PSB) reivindicando sua intermediação para o pedido.

Para tratar do assunto, foi agendada uma audiência com o secretário de Estado da Cultura, João Sayad, na quarta-feira, 21/1. "Estamos empenhados para que Epitácio tenha a Casa da Cultura, até porque este é o segmento que anda de braços dados com a educação e promove a inclusão social", afirma o deputado.

"Nossa intenção é a pesquisa, catalogação e formatação da cultura regional. Em Presidente Epitácio ela tem um diferencial, por se tratar da comunidade mais antiga do oeste paulista e por agregar diversas culturas, como a nordestina, a paraguaia e a húngara", comenta Duque.

"Os nordestinos chegaram com a construção da hidrovia. Os paraguaios foram a mão de obra predominante na navegação e ainda hoje a cidade abriga pelo menos 20 famílias originárias do Paraguai. Epitácio ainda abrigou a maior colônia húngara da América Latina, da qual eu sou descendente. Minha avó paterna é húngara", explica.

Outra pretensão de Duque é conseguir do Estado parceria na manutenção do Conservatório Municipal de Presidente Epitácio, a exemplo do Conservatório Municipal de Tatuí - na região de Sorocaba -, que é referência no interior paulista.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp