Verificação de adulteração de hodômetro


23/11/2009 19:24

Compartilhar:

Maria Lúcia Amary, Carlos Toledo e Bertha Paschoalick <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/AMARYHODOMETRO3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) reuniu-se com o diretor do Detran, delegado-geral Carlos José Paschoal de Toledo, e com a delegada Bertha Paschoalick, chefe-assistente em legislação de trânsito do Detran-SP, para solicitar uma avaliação com relação à sua indicação, na qual sugere a adoção de providências para que se torne obrigatória a verificação da adulteração do hodômetro na vistoria de veículos.

O intuito é acompanhar a quilometragem ao longo da vida do carro e evitar a falsificação do marcador, crime usual para tentar valorizar o carro na hora da revenda. O delegado-geral Carlos José Paschoal de Toledo parabenizou a deputada pela iniciativa e afirmou que adotará medidas a fim de colocar em prática a indicação.

Segundo ele, o Detran vai rever a portaria que trata da inspeção para incluir o que ele chamou de "marcação visual de hodômetro" que seria a anotação da quilometragem no laudo, criando um histórico do veículo. Tal anotação poderá ser realizada quantas vezes forem as vistorias. Os dados do hodômetro poderão ser consultados por todas as pessoas que estão negociando um veículo usado, e a medida entrará em vigor tão logo seja publicada no Diário Oficial.

Maria Lúcia comemorou a decisão. "A iniciativa não acaba com o problema da adulteração de velocímetro, mas é uma ferramenta para inibir essa prática". Quem vende veículo adulterado comete crime contra as relações de consumo e pode pegar pena de detenção de 2 a 5 anos ou multa. Aquele que pratica a adulteração comete estelionato, previsto no artigo 171 do código penal.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp