Presidente recebe propostas para estruturação do SOS Racismo


21/03/2005 17:37

Compartilhar:

Rodrigo Garcia recebe presidentes de movimentos anti-racismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOSracismoA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acompanhada pelo deputado Renato Simões (líder do PT), uma comitiva integrada por representantes de movimentos negros entregou nesta segunda-feira, 21/3, ao presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, documento que reúne propostas para a estruturação do SOS Racismo na Casa.

Segundo Simões, projeto de autoria do ex-deputado estadual e atual deputado federal Jamil Murad (PCdoB/SP) instituiu na Assembléia um serviço para o atendimento de denúncias de crimes raciais, o SOS Racismo, que vem funcionando por meio da Comissão de Direitos Humanos. "Entretanto, conseguimos aprovar uma subemenda ao Orçamento estadual que destinou ao SOS verba de R$ 80 mil para que se pudesse estruturar o atendimento corretamente", afirmou Simões, completando que os representantes dos movimentos negros elaboraram proposta de ações para a implementação do serviço.

O presidente disse que a Assembléia pretende dar condições para o SOS Racismo funcionar adequadamente e que o assunto será objeto de discussão após a entrega oficial da documentação ao 1º secretário, Fausto Figueira.

Regina Lúcia, coordenadora municipal do Movimento Negro, declarou que este é o ano nacional de luta pela igualdade racial e que, portanto, o momento é oportuno para a Assembléia estruturar o SOS Racismo. "Esta Casa pode ser a fomentadora do combate ao racismo, incentivando o debate do tema nas Câmaras Municipais do Estado".

Participaram do encontro representantes do Grupo de Negros da Assembléia, do Fórum de Mulheres Negras e dos gabinetes dos deputados Nivaldo Santana (PCdoB), Maria Lúcia Prandi e Vicente Candido (ambos do PT).

alesp