Melhorias no atendimento da Delegacia do Idoso


24/04/2008 18:21

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando melhorias que possam aperfeiçoar o atendimento da Delegacia de Defesa do Idoso em Santos. Em recente visita ao local, a parlamentar constatou problemas de acessibilidade, falta de infra-estrutura e inexistência de atendimento multidisciplinar.

"Durante sete anos lutei para que a delegacia especializada fosse instalada na cidade. Para a conquista ser completa, é preciso dotá-la de infra-estrutura adequada", afirma a parlamentar. A unidade funciona desde novembro de 2007 no Palácio da Polícia de Santos, na Av. São Francisco, 126, Centro, sob a responsabilidade do delegado Eraldo Felizardo dos Santos. O telefone é o (13) 3228-6400.

Santos tem aproximadamente 65 mil idosos, o que corresponde a cerca de 16% da população local, acima da média nacional de 9,9%. "Sabemos o quanto o idoso é discriminado, sofre violências e enfrenta outras mazelas, formando-se um quadro perverso que indica a necessidade de atenção especial a este segmento", destaca a deputada.

Em indicação a deputada Prandi pede providências ao governo do Estado, explicando que o espaço físico é acanhado e a infra-estrutura precária. "O único computador disponível é emprestado. Em termos de viatura, há uma única à disposição. Há necessidade de pelo menos mais duas, uma delas não caracterizada", explica Prandi. A equipe é insuficiente e o atendimento só se sustenta graças ao entusiasmo, interesse e dedicação dos poucos profissionais. E mais: não há assistência multidisciplinar para atendimento às demandas apresentadas pelos idosos. "A integração com os serviços municipais ajudaria muito, mas nem esta articulação existe", observa Prandi.

Apesar de todas as carências, o serviço revela sua importância. Mesmo com pouca divulgação, os atendimentos são entre 50 e 60 por mês. A maior parte refere-se a casos de agressão ou atitudes de preconceito e desrespeito, freqüentemente envolvendo filhos e vizinhos. "Infelizmente, é o retrato cruel de uma sociedade que não cultiva os valores essenciais que formam o arcabouço da civilização", observa Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp