Temer diz que aliança do PMDB com governo é situação definida

(com fotos)
15/04/2002 20:51

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O deputado federal Michel Temer, presidente do PMDB, esteve na tarde desta segunda-feira, 15/4, na Assembléia Legislativa para participar da gravação do programa Arena Livre, da TV Assembléia. Entrevistado pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior e pelos deputados Jorge Caruso (PMDB), Célia Leão (PSDB) e Mariângela Duarte (PT), Temer abordou o quadro atual da aliança de seu partido com o governo. Segundo ele, a situação já está definida desde que o PSDB fez, formalmente, a proposta de o PMDB indicar o nome para a vice-presidência na chapa encabeçada por José Serra.

Sobre as possibilidades de os pefelistas virem a compor novamente a base governista, após o anúncio oficial da desistência da candidatura de Roseana Sarney, Temer disse que ainda é cedo para avaliar qual será o destino do PFL, visto que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da verticalização das coligações partidárias pode abrir-lhe novos horizontes.

A deputada petista Mariângela Duarte quis saber qual a posição de Temer quanto à hipótese de o PMDB apoiar a candidatura de José Genoíno ao governo de São Paulo, caso ocorra a quebra da verticalização das coligações. Temer respondeu que caberá ao partido decidir sobre o assunto, acrescentando que essa conjectura não é impossível.

Sem perder tempo, a deputada tucana Célia Leão aventou a possibilidade de Temer concorrer a vice-governador junto com Geraldo Alckmin, caso seu nome não figure como vice de Serra. A parlamentar ponderou se seria conveniente ao PSDB compor uma chapa eminentemente paulista para concorrer ao governo federal. Temer disse que, pessoalmente, não vê dificuldade nisso, lembrando o exemplo dos Estados Unidos - onde o presidente Bush e seu vice são do mesmo Estado, porém considerou que uma dupla paulista não seria "útil" para o Brasil.

Em resposta ao correligionário Jorge Caruso, que questionou sobre a aceitação pelo PSDB de itens ou parte do programa peemedebista, Temer comentou que a relevância atribuída à questão do vice não pode sobrepairar a questão programática. Ele informou que nesta semana deverá ocorrer um encontro em São Paulo entre lideranças dos dois partidos para discussão de aspectos programáticos.

No transcorrer da entrevista, Temer respondeu a questões sobre nomeações para o porto de Santos e sobre as implicações das questões políticas na pauta de votação de assuntos importantes na Câmara Federal. O programa Arena Livre é transmitido pela TV Assembléia todas as segundas-feiras, às 21 horas.

alesp