Acervo da Assembléia é enriquecido com doações da Bienal de São Paulo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
06/10/2006 17:10

Compartilhar:

Palácio das Indústrias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gregorio Gruber-DO feito dia 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Trilhos Urbanos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Trilhos Urbanos-DO feito dia 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emplazamientos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JuanHerranemplazamiento-DO feito dia 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob o tema "Como Viver Junto", começa no sábado, 7/10, às 18h, no prédio da Bienal, no parque do Ibirapuera, a 27ª Bienal Internacional de São Paulo, que, nesta edição, terá a participação de 26 países da União Européia, entre outros.



A mostra permanecerá aberta até 17/12 e será palco de uma série de seminários internacionais abordando os mais variados temas do conhecimento humano. Outra novidade é a criação, em vários Estados, de Residências Artísticas, que desenvolverão os aspectos de cada região no campo da arte.



Como esta Bienal irá transcender o espaço físico do seu Pavilhão de Exposições, como resultado da parceria criada com a Cinemateca Brasileira e com a Pinacoteca do Estado, decidimos nos associar às manifestações reproduzindo três obras doadas ao Museu da Escultura ao Ar Livre e ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo pela Fundação Bienal em 2001, 2004 e 2005.



As esculturas Trilhos Urbanos, dos arquitetos José Magalhães Jr. e José Francisco Xavier, e Emplazamientos, de Juan Fernando Herrán, encontram-se instaladas nos jardins do Palácio 9 de Julho. Já a obra Palácio das Indústrias, de Gregório Gruber, está no interior do prédio.





Emplazamientos, de Juan Fernando Herrán " Trata-se de uma escultura arquitetural que está em harmonia com a própria arquitetura do prédio. A tensão de suas formas provém, em grande parte, da oposição entre o volume e forma geométrica pura, oposição esta que força o material a chegar até o limite de sua força de distribuição e de equilíbrio.



Trilhos Urbanos, de José Magalhães Jr. e José Francisco Xavier " Instalação escultural que reproduz um trecho de 36 metros de estrada de ferro, pesa 20 toneladas e mostra uma ferrovia cujo trecho final se eleva da terra, mergulhando dentro da noite. A obra foi uma das atrações da mostra "Bienal 50 anos: Uma Homenagem a Ciccillo Matarazzo". A analogia entre os trilhos e a idéia de que para avançar é necessário ter um caminho traçado está gravada na placa alusiva à obra, onde se lê: "Cidade fora dos trilhos; cidade sem trilhos; cidade com trilhos; cidade nos trilhos".





Palácio das Indústrias, de Gregório Gruber " Cronista do nosso tempo, pesquisando a transformação de nossa metrópole, o artista procura registrar as etapas de seu desenvolvimento, mas também de sua decadência. A exemplo do homem urbano, seus quadros refletem a solidão do cotidiano. Por outro lado, essa obra reinventa com profunda sensibilidade a arquitetura de linhas medievais florentinas desenhada por Ramos de Azevedo.

alesp