AS CHACINAS REPETEM 98 E 99 - OPINIÃO

Afanasio Jazadji
10/10/2000 17:17

Compartilhar:


As chacinas tiveram um balanço assustador em todo o Estado de São Paulo nos últimos dois anos: em 1998, somaram mais de 300 mortes na região metropolitana de São Paulo, e esse número foi semelhante em 1999. Mesmo algumas pequenas cidades do Interior paulista foram sacudidas por chacinas, geralmente ocorridas por conflitos entre quadrilhas de traficantes de drogas.

Neste ano, os números se encaminham para uma situação igual à dos dois anos anteriores; só na região metropolitana de São Paulo, já houve quase 70 chacinas nos nove primeiros meses de 2000, com um total de mortes acima de 250.

A Secretaria da Segurança Pública alega que nada pode fazer contra essa situação, mas todos nós sabemos que uma boa parte da culpa por esses crimes é o fato de o governo do Estado não ter iniciado uma ampla repressão ao tráfico de drogas.

Na maioria dos casos de chacinas, as vítimas são pessoas pobres e não interessa à polícia investigar as causas dessas tragédias. Mas, quando a imprensa dá destaque a um ou outro episódio, o panorama muda de figura e até o governador Mário Covas chega a visitar o local, como um aparente super-homem para solucionar o caso.

Infelizmente, as soluções têm sido demagógicas, tão mentirosas quanto as campanhas publicitárias do governo do Estado.

Chacinas são próprias de países culturalmente falidos e sem democracia, de autoridades sem pulso.

alesp