Projeto de urbanização em Mauá beneficia 900 pessoas


17/05/2007 19:16

Compartilhar:

Frank Aguiar, Vanessa Damo e Leonel Damo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vanessa Maua-Viela-frank-vanessa-leonel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Minha casa vivia infestada de ratos e, quando chovia, eu precisava chamar os vizinhos para ajudar a tirar a água de dentro da casa", lembra Jovita Rosa de Jesus, de 67 anos, moradora da Viela da Águia, no bairro de Jardim Oratório, em Mauá. Felizmente, desde o dia 13 de maio, essa deixou de ser a realidade de Jovita e de outros 900 moradores do local. Graças a um projeto de urbanização da deputada Vanessa Damo (PV), quando ainda era vereadora na cidade, cerca de 200 famílias, que moravam às margens do córrego da Viela da Águia e sofriam com o esgoto a céu aberto, agora têm moradia e dignidade.

"Todas as pessoas têm direito a esgoto, água encanada e saneamento básico. A canalização do córrego e a urbanização da região são uma vitória para a cidade. Quero que todos os habitantes do Estado de São Paulo tenham condições dignas para viver e produzir", defendeu Vanessa. A inauguração da obra contou com a presença da deputada, do prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), e do deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP), que aproveitou a ocasião para anunciar a obtenção de R$ 300 mil para investimentos em saneamento no município de Mauá.

O projeto incluiu canalização do córrego, obras de drenagem, instalação de redes de água e esgoto e asfaltamento da rua, além de guias e iluminação. Antes das intervenções, a via tinha apenas 30 metros de extensão, sem asfaltamento, e o córrego corria a céu aberto. Após as obras, a rua ficou com 250 metros e uma pista foi construída sobre o córrego canalizado. Para a realização do projeto de urbanização, outras dez famílias foram beneficiadas com o Bolsa-Aluguel, que subsidia a locação de moradias para pessoas em áreas onde ocorrerá intervenção municipal.

Segundo o secretário da Habitação de Mauá, Altivo Ovando Júnior, a situação precária exigia uma solução há anos e o pedido de Vanessa foi de extrema importância para a prefeitura identificar o problema e agilizar a solução. "As dez famílias que foram removidas serão brevemente atendidas por um programa de habitação que estamos implementando na região. Em um mês, essas pessoas terão acesso a novas moradias", afirma o secretário.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp