Solenidade na Assembleia homenageia Dia de Portugal


13/06/2011 20:37

Compartilhar:

Homenagem ao Dia de Portugal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolPortugal MAC26.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Almeida e Silva, Arnaldo Faria de Sá, Fernando Capez, José Guilherme Queiroz de Ataíde e Antero Pereira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolPortugal MACnomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia de Portugal é comemorado em sessão solene na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolPortugal MAC21.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (dir) falou da importância do povo português para a formação da raça brasileira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolPortugal MAC39.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fernando Capez (PSDB) presidiu, nesta sexta-feira, 10/6, sessão solene que homenageou o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas. Capez falou da importância do povo português para a formação da raça brasileira, de Camões como o grande escritor e poeta, que consolidou o nosso idioma, e lembrou que a solenidade foi aprovada por unanimidade pela Casa, o que mostra sua importância e o apreço que todos os deputados da Casa têm pelos portugueses.

Falaram durante o evento o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e o cônsul de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde. Arnaldo, primeiro a falar, elogiou a iniciativa de Capez em promover a sessão solene que assinala a data máxima para o povo português, homenagem que vem sendo repetida nos últimos cinco anos, desde que Capez assumiu como deputado. Citando João de Barros, Arnaldo ressaltou a importância de Camões e atribuindo à sua obra máxima, os Lusíadas, "uma permanente atualidade não só pela sua beleza épica e lírica, mas pela sua força nacionalizadora e da persistência agudíssima das qualidades e do destino do povo português". Também o cônsul José Guilherme Queiroz de Ataíde fez questão de agradecer a iniciativa de Capez e reforçou os laços de amizade que unem Portugal e Brasil.

Durante a cerimônia, houve apresentações de jogral, danças e músicas típicas. Compôs a Mesa coordenadora da solenidade, além dos já citados, o presidente das comunidades luso-brasileiras, Antonio de Almeida e Silva, e o presidente da Sindipan, Antero José Pereira.

alesp