Frente da Citricultura quer unir produtor e indústria da laranja

Frente Parlamentar da Citricultura é relançada na Assembleia Legislativa
16/08/2011 19:45

Compartilhar:

Reunião da Frente Parlamentar da Citricultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FrenteCitriculturaMESArob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Silva, Davi Zaia e Silvio Manginelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FrenteCitriculturaDepEdinhoDaviZaiaSilvioManginelliROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz e Edinho Silva: apoio aos produtores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FrenteCitriculturaPresMunhozDepEdinhoROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Vinholi, Edinho Silva e Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FrenteCitriculturaDepsVinholiEdinhoDaviZaiaROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prestigiada por representantes de produtores e da indústria da laranja no Estado, prefeitos e autoridades de vários municípios paulistas, deputados e membros do Executivo estadual e federal, pesquisadores e trabalhadores do setor, foi lançada na manhã desta terça-feira, 16/8, a Frente Parlamentar da Citricultura na Assembleia Legislativa.

O ato de lançamento foi coordenado pelo deputado Edinho Silva (PT), autor da proposta de criação da frente nesta legislatura. Para o parlamentar, assim como é inegável a importância do setor que faz do Brasil o maior produtor de laranja e o maior exportador mundial do seu suco, é também importante enfrentar os problemas e contradições no interior dessa cadeia produtiva. Ele entende que é preciso aprofundar os consensos que unem os vários segmentos, de forma a criar uma pauta para o governo que impulsione o setor a gerar riquezas e justiça social. "A ideia é termos em breve um Plano Estadual da Citricultura em São Paulo", disse Edinho.

O presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), esteve presente na abertura do evento, cumprimentando Edinho pela reabertura da Frente da Citricultura e pelo enfrentamento do grave problema da laranja no nosso Estado, uma tarefa espinhosa, segundo Munhoz. "Quem sabe não sairá daqui a solução para esse problema gravíssimo", disse o presidente, que já foi ministro da Agricultura. Ele afirmou que compete ao Estado dar proteção, garantia e estímulo para o produtor.

Na legislatura passada, a Frente da Citricultura foi proposta e coordenado pelo deputado Davi Zaia, hoje secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho. Ele também participou do evento e, saudando a nova iniciativa, destacou a citricultura como parte da diversidade da atividade agrícola no Estado. Também classificou como grande avanço a política da secretaria de estabelecer seguro para a área, o que, segundo ele, poderá beneficiar 14 mil produtores.

A secretária da Agricultura, Mônika Bergamaschi, foi representada por Silvio Manginelli.



Produtores, indústria e trabalhadores



Todos os presentes manifestaram disposição de superar os problemas existentes entre os setores da citricultura, construindo-se espaços de articulação como aconteceu recentemente com os produtores da cana-de-açúcar. Da parte da indústria, Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR, ressaltou que várias ações já estão sendo feitas.

Flávio Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), disse que é preciso contar com todas as forças políticas do país para enfrentar os graves problemas da citricultura, cuja produção hoje está concentrada em grandes propriedades. "Elas não têm relação com os municípios. Isso não é bom", disse Viegas, para quem é necessário também rever a remuneração do produto e os contratos.

Da lado dos trabalhadores, o presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Élio Neves, propôs a criação imediata de uma espaço específico para debater as condições de trabalho no setor da citricultura, com ampla participação de todos os envolvidos.



A realidade



Uma exposição de suas pesquisas sobre a realidade da citricultura no Brasil foi feita pelo engenheiro agrônomo, doutor em administração e docente da USP de Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves. O trabalho busca quantificar a cadeia produtiva, avaliar o tamanho do setor, suas dificuldades e estratégias.

Esteve presente ao encontro também o prefeito de Jaboticabal e de Dobrada, assim como representantes dos municípios de Araraquara, Araras, Rio Claro, Botucatu, Piracicaba, Porto Ferreira e Gavião Peixoto.



Ministro



O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, foi representado no ato pelo superintendente federal do Ministério da Agricultura no Estado de São Paulo, José Tadeu de Faria. Edinho Silva manifestou apoio e confiança ao trabalho do ministro, afirmando que Rossi está capacitado para tratar da agricultura no Brasil e que ele fará os esclarecimentos necessários sobre as denúncias de que sua pasta tem sido alvo.

Participaram do lançamento os deputados Zico Prado, Simão Pedro, do PT; Roberto Massafera e Geraldo Vinholi, do PSDB; Ed Thomas e Orlando Bolçone, do PSB.

alesp