CPI das financeiras ouve diretores das empresas Losango e Fininvest
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os crimes de usura e contra a economia popular cometidos por empresas administradoras de cartões de crédito, financeiras e factoring, presidida pelo deputado Claury Alves da Silva (PTB), ouviu o depoimento do diretor de administração da Losango, Arnaldo Velasco, e do diretor financeiro da Fininvest, Álvaro Mendes Lopes.
"A Losango é uma empresa promotora de vendas, já que encaminha o cadastro de clientes para o Banco Lloyd, sendo esta instituição que registra os ativos financeiros. Assim, a Losango, quando efetua cobrança, por exemplo, a realiza em nome do Lloyd, sendo esta instituição quem determina prazos e juros", explicou Velasco. Segundo o diretor da Losango, "seus acionistas são o Banco Lloyd e uma empresa holding, que também é acionista do Lloyd".
O relator da CPI, deputado Aldo Demarchi (PPB), requereu cópia do contrato entre a Losango e o Banco Lloyd. "Como a Losango coloca a cobrança de juros como sendo uma, dentre outras, das responsabilidades da instituição financeira, precisamos verificar como é o contrato firmado entre essas duas empresas. Seria interessante ouvir, também, o Banco Lloyd", afirmou Demarchi.
Álvaro Mendes Lopes, diretor financeiro da Fininvest, explicou que "a empresa efetua operações de financiamento, na modalidade crédito direto ao consumidor, e de empréstimo pessoal e rotativo, através de cartão de crédito". Questionado pelos deputados sobre as denúncias recebidas contra a empresa, Lopes garantiu que "a Fininvest tem maior cuidado com seus clientes, já que temos 10 milhões cadastrados e 3 milhões ativos. Como terceirizamos o serviço de cobrança a partir de determinado prazo de inadimplência, às vezes, as reclamações são direcionadas para a Fininvest, mas quem agiu de modo incorreto foi a empresa de cobrança".
A CPI volta a reunir-se nesta quinta-feira, 3/5, no plenário Tiradentes.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Pai do jogador Neymar recebe maior honraria da Alesp por trabalho social na Baixada Santista
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Em 2025, Alesp ampliou proteção para autoridades e combate a crimes sexuais
- Potencial turístico e direitos do consumidor: Alesp aprovou medidas que beneficiam cidades paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações