CPI das financeiras ouve diretores das empresas Losango e Fininvest

(com foto)
02/05/2001 17:56

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os crimes de usura e contra a economia popular cometidos por empresas administradoras de cartões de crédito, financeiras e factoring, presidida pelo deputado Claury Alves da Silva (PTB), ouviu o depoimento do diretor de administração da Losango, Arnaldo Velasco, e do diretor financeiro da Fininvest, Álvaro Mendes Lopes.

"A Losango é uma empresa promotora de vendas, já que encaminha o cadastro de clientes para o Banco Lloyd, sendo esta instituição que registra os ativos financeiros. Assim, a Losango, quando efetua cobrança, por exemplo, a realiza em nome do Lloyd, sendo esta instituição quem determina prazos e juros", explicou Velasco. Segundo o diretor da Losango, "seus acionistas são o Banco Lloyd e uma empresa holding, que também é acionista do Lloyd".

O relator da CPI, deputado Aldo Demarchi (PPB), requereu cópia do contrato entre a Losango e o Banco Lloyd. "Como a Losango coloca a cobrança de juros como sendo uma, dentre outras, das responsabilidades da instituição financeira, precisamos verificar como é o contrato firmado entre essas duas empresas. Seria interessante ouvir, também, o Banco Lloyd", afirmou Demarchi.

Álvaro Mendes Lopes, diretor financeiro da Fininvest, explicou que "a empresa efetua operações de financiamento, na modalidade crédito direto ao consumidor, e de empréstimo pessoal e rotativo, através de cartão de crédito". Questionado pelos deputados sobre as denúncias recebidas contra a empresa, Lopes garantiu que "a Fininvest tem maior cuidado com seus clientes, já que temos 10 milhões cadastrados e 3 milhões ativos. Como terceirizamos o serviço de cobrança a partir de determinado prazo de inadimplência, às vezes, as reclamações são direcionadas para a Fininvest, mas quem agiu de modo incorreto foi a empresa de cobrança".

A CPI volta a reunir-se nesta quinta-feira, 3/5, no plenário Tiradentes.

alesp