Prefeitura de Itapetininga solicita aterro sanitário


20/09/2007 20:14

Compartilhar:


O deputado Otoniel Lima (PTB) protocolou na Assembléia Legislativa de São Paulo indicação ao governador José Serra para que seja providenciada a doação, para a Prefeitura Municipal de Itapetininga, de oito alqueires situados na área pertencente à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, localizada na Rodovia Glayd Bernardes Minhoto, km 62, Bairro Capão Alto, visando à implantação de aterro sanitário no município de Itapetininga.

O presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, vereador Rafael Martins de Castro, solicitou intermediação do deputado junto ao Executivo Estadual para efetivação da medida em questão. Desde o ano de 1997, o lixo produzido na cidade de Itapetininga é depositado em área localizada no bairro Capão Alto, pertencente à Secretaria de estado da Agricultura e Abastecimento.

Otoniel argumentou que, "em consonância de pensamento com órgãos ambientais, a atual Administração municipal busca corrigir os problemas gerados pelo depósito irregular de lixo e, para isso, planeja a criação de aterro sanitário dentro das normas vigentes sobre o assunto".

Um dos entraves à correção do destino final do lixo produzido em Itapetininga é a rejeição à idéia de escolha de qualquer outra área para o depósito dos resíduos, fato que atrasa a solução do problema. A área já utilizada como depósito de lixo há mais de dez anos é parte integrante de uma fazenda, local em que a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento mantém uma unidade de pesquisa e desenvolvimento ocupando uma pequena fração daquelas pequenas terras. "Dos 490 alqueires que compõem a fazenda, cerca de oito alqueires poderiam ser separados para doação ao Município, visando à implantação de aterro sanitário dentro dos critérios rigorosos e pondo fim ao depósito de lixo a céu aberto, que por todos esses anos permanece no local", finaliza o parlamentar.

olima@al.sp.gov.br

alesp