Comunidades estrangeiras de São Paulo estão representadas na Assembléia


24/07/2003 15:20

Compartilhar:

Apresentação de dançarina coreana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ConscreE300602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO



Os imigrantes de outros países, estabelecidos no Estado de São Paulo, têm representação na Assembléia Paulista. A contribuição dessas comunidades ao Estado e a valorização de suas tradições culturais são o objetivo do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre). Criado pela Resolução 817/2001, o órgão, que tem caráter permanente e deliberativo, destina-se a preservar a memória e manter os vínculos da imigração.

As diversas colônias que convivem em cidades e bairros de São Paulo passam a ter representatividade, criando a possibilidade de que as comunidades possam tanto reivindicar ações do Governo Estadual como apresentar alternativas para os problemas que vivem. Com isso, intenta-se atingir plena inserção dos imigrantes e seus descendentes no âmbito social, econômico, político e cultural.

Diversidade cultural e aproximação das comunidades

Um pequeno museu marca essa iniciativa inédita. O Memorial do Conselho abriga uma exposição de objetos significativos, que remetem ao país de origem e suas tradições. São peças doadas à Assembléia por representantes das 12 comunidades que o compõem: alemã, árabe/síria, armênia, chinesa, coreana, húngara, italiana, japonesa, judaica, peruana, portuguesa e russa.

Festas e atividades culturais têm marcado o processo de aproximação das comunidades estrangeiras. O 1º Festival de Canto e Dança, na Assembléia Legislativa, em 30/6, promoveu, além de muita música, dança e comidas típicas, um congraçamento entre as diversos grupos étnicos que formaram e continuam a constituir o povo de São Paulo.

Saiba mais

Informações detalhadas sobre o Conscre podem ser obtidas na página da Assembléia Legislativa (www.al.sp.gov.br). Lá pode-se obter o texto completo da Resolução nº 817/2001 que criou o conselho, além de aspectos da história da imigração em São Paulo e outras informações sobre a atuação do órgão.

alesp