Esportes contra a violência será tema de fórum permanente


10/12/2003 20:21

Compartilhar:

Reunião extraordinária da Comissão de Esportes e Turismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Comesporte10dezA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Sob presidência do deputado Marquinho Tortorello (PPS), foi realizada nesta quarta-feira, 10/12, reunião extraordinária da Comissão de Esportes e Turismo, com a presença de Donisete Braga (PT), Alberto Turco Loco Hiar (PSDB), Gilson de Souza (PFL) e Rogério Nogueira (PDT). Foram aprovados os 25 projetos de lei constantes da pauta, entre eles o que institui as Olimpíadas Estaduais da Terceira Idade e a que autoriza o ingresso gratuito de crianças entre cinco e doze anos em estádios de futebol, além de jogadores e ex-jogadores profissionais, técnicos e árbitros.

Em resposta a um ofício da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, foi agendada para a segunda semana de fevereiro uma reunião conjunta entre as comissões das Casas Legislativas dos dois Estados para discutir as oportunidades de negócios provenientes do Programa Estada Real, que beneficiará 177 municípios de São Paulo, Rio e Minas.

O ponto alto da reunião foi a proposta do deputado Donisete Braga, que sugeriu para fevereiro o primeiro debate de um fórum permanente que discuta o esporte como forma de prevenção à violência. Segundo a idéia do petista, além das autoridades públicas do setor esportivo, participariam professores, jogadores profissionais e cronistas esportivos que enfocariam as crianças e adolescentes como alvo das políticas públicas de incentivo.

Gilson de Souza complementou a proposta de Donisete Braga afirmando que os recursos para a implantação das medidas de fomento poderiam advir de uma Loteria Esportiva vinculada à Caixa Econômica Estadual, objeto de um projeto de lei de sua autoria. Marquinho Tortorello apoiou a idéia, lembrando os resultados positivos que o município de São Caetano do Sul obteve com a implantação de política semelhante. "Tivemos sensível redução nos índices de criminalidade e grande economia nos gastos de Saúde Pública", argumentou, antes de pôr a proposta em votação.

Tortorello afirmou que o primeiro evento do fórum terá, com certeza, a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, do secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, e do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.

alesp