O mundo fantástico de Vagner Beijo origina-se nas interpolações existentes entre os significados

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
28/01/2005 14:00

Compartilhar:

Obra Fragmentos de um sonho iniciado pela luva do antigo vestido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Fragmentos de um sonho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vagner Beijo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Vagner Beijo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A contraposição entre mundo real e mundo fantástico na obra de arte se manifesta geralmente em linha dialética, sugerindo analises e motivações que superam o dado exterior para se propor qualitativamente no resultado artístico.

O mundo de Vagner Beijo é um mundo fantástico, mas não fantasioso. Seu discurso interior, no limite de uma narração onírica que, às vezes, assume tons obsessivos. Visto através de um filtro e da lente deformante do inconsciente, existe uma relação constante entre o artista e o seu mundo exterior.

Vagner Beijo possui uma predileção evidente pelo grafismo, que justifica por meio de uma técnica segura, capaz de dar forma a misteriosas paisagens surrealistas, dominadas por espaços que incluem a figura humana decomposta. O que mais se destaca na sua proposta figurativa é a diversificação das transparências cromáticas, a analise minuciosa dos significados e das interpolações que entre eles existem.

Em "Fragmentos de um sonho iniciado pela luva do antigo vestido", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, o fervor imaginativo do artista parece sair do inconsciente irracional e o torna protagonista de um simbolismo rico de histórias futuras, sem dúvida, sempre capaz de novos conteúdos narrativos.



O Artista

Vagner Beijo nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 1967. Freqüentou o atelier de Virgilio Grecco, em São Paulo e a Escola de Desenho 28 de Julho em São Caetano do Sul. Formou-se pela Escola Panamericana de Artes e pela Escola Oficina de Artes em Santo André.

Sua primeira exposição realizou-se em 1995 na Galeria Markus Artes Brasil, em Embu das Artes. Participou ainda das seguintes mostras: Galerie Gattzentrum, Zurich, Suíça (1995); III Salão do Jornal das Artes (1998 e 1999); X Salão Nacional de Artes Plásticas, RJ (2001); "Feitiches", Galeria Mali Villas Boas, SP; III Paleta de Ouro Van Gogh, Centro Cultural F. C. Moriconi, Suzano, SP; Espaço Cultural Sofitel, SP; Espaço Cultural Grand Mercury, SP; Universidade de Mogi das Cruzes; Jornal Jardins e Notícias; Galeria Oder 24, Berlin, Alemanha; Pleiades Gallery, Nova York, Estados Unidos; Semana Carlos Drumond de Andrade, Assembléia Legislativa de São Paulo, Centro Cultura l de Jundiaí, Centro Cultural Herman Muller de Americana e Clube Paineiras do Morumbi; VI e VIII Salão Arte in Forma, Galeria Mali Villas Boas, SP (2002 e 2004); Clinica Marina Odo, SP; Espaço Cultural do Centro Empresarial de São Paulo (2003); Fran's Café Moóca, SP; Saga Gallery, Califórnia, Estados Unidos; XII Mostra de Arte do Ipiranga, Biblioteca Municipal Almeida Moura, SP (2004).

Recebeu o prêmio Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (2002) e Menção Honrosa do Jornal das Artes (1998) e do VIII Salão Arte in Forma, além do Troféu R. F. Sanches.

Suas obras encontram-se em diversas coleções particulares e nos Acervos Oficiais do Centro Empresarial de São Paulo, da Embaixada da Bolívia no Japão e na Assembléia legislativa de São Paulo.

alesp