Em São José do Rio Preto realiza-se a 32a audiência sobre o orçamento

Audiência Pública em São José do Rio Preto
29/09/2005 18:03

Compartilhar:

32a audiência publica da Comissão de Finanças e Orçamento, realizada desta vez, na Câmara de São José do Rio Preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SJ_Rio_Preto_040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças e Orçamento inicia, na Câmara de São José do Rio Preto, mais uma audiência publica, a 32a de uma serie que a comissão vem promovendo para debater o orçamento estadual para 2006 em todo o Estado. A reunião, sob a presidência do deputado Waldir Agnello (PTB), conta com a participação de um publico aproximado de 70 pessoas. Presentes também os deputados Beth Sahão (PT), Edmir Chedid (PFL), Valdomiro Lopes (PSB) e José Zico Prado (PT), alem do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, e do presidente da Câmara local, Eduardo Piacenti.

O prefeito fez um apanhado das demandas da região. Edinho Araújo afirmou que para incentivar o desenvolvimento e preciso que o governo implemente ações voltadas a geração de empregos. Ressaltou também a importância da destinação de recursos para as universidades e para o sistema viário. Como prioridades para a cidade, o prefeito destacou a desativação do Instituto Penal Agrícola, localizado no perímetro urbano, e a adequação das instalações do fórum local.

Piacenti apoiou as palavras do prefeito e destacou a iniciativa da comissão em realizar audiências regionais.

Outras reivindicações de SJRP

A Santa Casa de São José do Rio Preto e uma das maiores do Estado, realizando consultas simples e atendimentos de complexidade, internando em 2004 mais de 9 mil pessoas. Com essas informações, o provedor Nadi Cury justificou o pedido de recursos do Estado, lembrando que os únicos recursos provem da administração municipal.

O vereador Jair Afonso, de São José do Rio Preto, pediu recursos para criação do curso de Psicopedagogia na universidade publica local, para o Centro de Pesquisa da Pesca e para o Programa de Microbacias na região.

Dilson de Lima, do Sindicato de Feirantes e Comercio Varejista, indicou a necessidade de uma unidade de atendimento de queimados, bem como de deficientes físicos e mentais, uma vez que o local que fazia essa assistência foi fechado. "A área de geriatria também e deficitária", disse Lima, lembrando a deterioração do solo por parte da industria canavieira e pleiteando a implementação de programa do uso do solo.

Servidores da Educação

Marinha Brito representou a regional da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Publico Estado de São Paulo. Isonomia de benefícios entre aposentados e ativos, fixação de data-base, incorporação de gratificações e repasse da cota de 2% do governo ao Iamspe foram suas solicitações.

O diretor da Unesp de Rio Preto, Jonnhy Olivieri, protestou contra a manutenção do veto do governador ao aumento do repasse para Educação. "Para que queríamos mais verbas? Ora, para incentivar a pesquisa e prestar melhores serviços a sociedade", disse Olivieri, declarando que será impossível ampliar o ensino universitário sem mais recursos.

alesp