Renato Masson: um equilíbrio entre o mito da antiguidade e o da vida moderna

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
10/05/2006 15:58

Compartilhar:

Renato Masson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RMason.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Possuidor de uma fé juvenil e tenaz, Renato Masson dirige sua criatividade artística de modo especial à escultura, ou melhor, à modelagem em barro, concreto aerado e bronze.

Seu talento é dirigido por sua intuição, mais do que por seu espírito consciente. Essa intuição o conduz a uma concepção moderna da modelagem. Entretanto, fascinado e animado pelo mito da antiguidade, sabe que, dentro de uma certa medida, o domínio que adquiriu baseia-se nas técnicas antigas readaptadas aos nossos tempos.

Se para Renato Masson o passado morreu e a sensibilidade grega desapareceu, por outro lado sabe-se que deve pertencer ao seu próprio tempo, isto é, ao tempo presente. A obra desse escultor ultrapassa os problemas de estilo e exprime sua mensagem por intermédio do mito da vida antiga e do mito da vida moderna.

Suas inclinações o conduzem a efeitos intensificados que são controlados por um sentido inato da proporção e da forma. Certos rostos se transformam em máscaras de traços fixos, cheios de paixão violenta. Na imagem figurativa permanece o fundamental de sua criatividade: o volume fechado é que merece sua maior atenção. O côncavo é utilizado com moderação não afetando o volume.

O registro de suas obras compreende na maioria corpos unidos, cabeças simples modeladas, figuras femininas isoladas.

Em "A Espera", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Renato Masson trata as formas e as proporções dos corpos que cria a maneira mais livre e dentro de um expressionismo singular.

O artista

Renato Masson, pseudônimo artístico de Renato Luiz Masson, nasceu em 1979, na cidade de São Carlos, SP. Formou-se na Faculdade de Educação Artística com habilidade em Artes Plásticas em Jaboticabal (SP).

Possui conhecimento em diversos tipos de moldes, desenvolve massas, materiais recicláveis, pinturas, desenhos e outros. Desenvolve projetos, ministra aulas de resina e aulas na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, no Museu Cerqueira César no SESC São Carlos em ateliês particulares nas cidades de São Carlos, Araraquara e Jaboticabal. É professor de pintura e escultura na Faculdade de Educação Artística de Jaboticabal.

Participou de várias exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), SP (1999); Museu Histórico Cerqueira César, São Carlos, SP; Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, São Carlos, SP; I e II Espaço Cultural Faber-Castell; Espaço Cultural de Barra Bonita, SP; 7º Salão no Colégio Cecília Meirelles, São Carlos, SP (2000); 8º Salão na Escola de Educação Infantil Pequeno Aprendiz, São Carlos, SP; Bienal de Artes e Cultura de Jaboticabal, SP (2001); 19ª Salão Oficial de Belas Artes de Matão (SOBAM), SP; XXVII Semana de Portinari (2002) e Espaço Cultural V Centenário, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2003).

Possui obras em inúmeras coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp