Grito dos Excluídos reúne 3 mil participantes


09/09/2011 10:25

Compartilhar:

Manifestação terminou no monumento das Bandeiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SIMAOPEDROexcluidos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 3 mil manifestantes de movimentos populares de moradia de São Paulo realizaram, no feriado de 7 de setembro, o Grito dos Excluídos. O deputado Simão Pedro (PT) participou da manifestação, que saiu da praça Oswaldo Cruz (av. Paulista) e foi até o monumento das Bandeiras (Ibirapuera). O objetivo foi questionar a ideia da Independência, pois existem milhões de pessoas vivendo na miséria e sem direitos.

Simão Pedro, que é coordenador da Frente Parlamentar de Habitação e Reforma Urbana da Assembleia Legislativa, afirmou que os manifestantes devem exigir políticas públicas de qualidade.

Segundo Luiz Gonzaga da Silva, membro da direção nacional da Central de Movimentos Populares, que organiza o evento, o protesto é pela "miséria que existe hoje no mundo".

O Grito dos Excluídos acontece desde 1995, como resultado da Campanha da Fraternidade. Criado pelo Setor Pastoral Social da CNBB, ano a ano foi ganhando a adesão de outras entidades e movimentos sociais. O ato é organizado pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), por diversos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab), pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e pela Campanha Jubileu Brasil.

Também participaram representantes da Associação Nacional dos Torcedores de Futebol, centrais sindicais, movimentos sociais e deputados do PT. (mlf)



spedro@al.sp.gov.br

alesp