Deputado participa das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra


22/11/2007 11:30

Compartilhar:

Cido Sério, Vicente Cândido, Simão Pedro e José Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO CONSCIENCIA NEGRA D.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados participam das comemorações do Dia da Consciência Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO CONSCIENCIA NEGRA A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> C-	Deputado José Cândido, presidente Vaz de Lima, Cido Sério e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO CONSCIENCIA NEGRA C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o deputado José Candido (PT) participou em São Paulo e em Suzano das Marchas da Consciência Negra.

Em sua quarta edição, a marcha em São Paulo reuniu milhares de pessoas de diversas cidades, movimento negro, religioso, político e população em geral.

A concentração aconteceu no vão livre do Masp com apresentações musicais e um ato religioso. Os manifestantes caminharam até o Teatro Municipal onde o evento foi encerrado.

Durante o ato político, com as presenças dos deputados petistas José Cândido, Vicente Cândido, Cido Sério, Simão Pedro e o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima (PSDB), foi feito o anúncio da entrada no colégio de líderes de projeto de lei referente ao combate ao racismo institucional e reparação de danos materiais e morais. As discussões começaram nesta quarta-feira, 21 de novembro.

O projeto atende a uma recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenou a União no caso de Simone André Diniz, que foi vítima de discriminação.

Em Suzano a segunda marcha noturna Zumbi dos Palmares partiu da praça João Pessoa rumo ao largo da Feira. O evento que reuniu cerca de trezentas pessoas, contou com a presença do prefeito Marcelo Cândido, do deputado José Cândido, da vereadora Quitéria David e lideranças locais.

Ao final aconteceram apresentações de grupos locais de Rap e do cantor GOG de Brasília.

Comum entre as duas marchas foi o pedido de aprovação do Estatuto da Igualdade Racial que está parado no Congresso Nacional há 11 anos. O estatuto prevê medidas de eliminação da discriminação racial no Brasil.

jcandido@al.sp.gov.br

alesp