Pãozinho está livre de impostos


29/09/2005 17:36

Compartilhar:

Deputado Orlando Morando, acompanhou o governador Geraldo Alckmin e o Presidente da FIESP, Paulo Skaf<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO PAOZINHO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Orlando Morando (PSDB), relator do projeto de lei, acompanhou o governador Geraldo Alckmin e o Presidente da FIESP, Paulo Skaf, no dia 26/9, em evento mo qual foi sancionada a lei que isenta do ICMS as operações internas no Estado de São Paulo com trigo em grão, farinha de trigo, mistura pré-preparada de farinha de trigo para panificação, pão francês, pão de sal e macarrão, todos ingredientes da cesta básica. Além de bolachas e biscoitos derivados do trigo, dos tipos cream cracker e água e sal, a lei beneficia todas as classes. "Com a redução a zero na cobrança de imposto irá gerar desenvolvimento econômico e empregos. A expectativa do governador e de todos nós é que a diminuição média chegue a 5% no preço do pão e do macarrão e 10% no valor do biscoito", afirma o deputado Orlando Morando.

Segundo o governador, a lei beneficiará a agricultura, a triticultura, a indústria, a panificação e o comércio. "A isenção do ICMS para esses produtos representa uma medida de justiça tributária, já que é um imposto indireto e atinge todas as camadas sociais com o mesmo percentual", comenta. A medida não provocará perda de arrecadação. "A renúncia fiscal relativa ao pão francês e ao pão de sal é próxima de zero", afirmou o secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, ao lembrar que a maioria das padarias instaladas em São Paulo está enquadrada no regime simplificado de tributação de microempresa, sistema ao qual é aplicada a isenção do ICMS em todas as saídas de mercadorias.

Além do consumidor final, mais de 10 mil estabelecimentos sediados no Estado de São Paulo, a maioria instalada no comércio varejista, em especial, padarias, hipermercados, supermercados, mercearias e armazéns, serão beneficiados. Para o deputado, o mais importante é trabalhar na Assembléia Legislativa para a aprovação de projetos com redução de impostos, a exemplo do ocorrido com a cadeia produtiva do trigo, beneficiando sempre a população.



omorando@al.sp.gov.br

alesp