Estrada Verde na Região Bragantina e Circuito das Águas


09/11/2009 18:25

Compartilhar:

Edmir Chedid e Edinho Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/CHEDIDESTRADA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM), reiterou pedido ao diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo (Codasp), Edinho Araújo, para que inclua os municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas no Programa Estrada Verde. Este programa recupera estradas rurais ou urbanas em terra com os resíduos de construção, criado a partir da alternativa de gestão de Resíduo da Construção Civil (RCC).

O Programa Estrada Verde atende às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, garante economia às administrações públicas municipais, pois o RCC tem valor inferior ao praticado sobre o cascalho ou a brita. Enquanto o custo médio da brita fica em torno de R$ 40, o metro cúbico do material reciclado, acrescido do custo de transporte, sai por R$ 17.

A gestão do RCC, que resulta na aplicação do material reciclado das estradas rurais ou urbanas em terra, é responsável por controlar o processo erosivo e o assoreamento dos mananciais, garantindo o armazenamento da água e a recarga do lençol freático. "Além disso, promove a conservação das estradas, levando melhorias à população local, assim como segurança aos usuários do sistema viário. Porém, o melhor benefício é a destinação correta dos entulhos da construção civil", finalizou o deputado Edmir Chedid.



echedid@al.sp.gov.br

alesp