BAURU TEM O QUE COMEMORAR ! - OPINIÃO

Pedro Tobias
31/07/2003 15:24

Compartilhar:


Mesmo vivendo períodos de instabilidade política e econômica, a acolhedora mas sofrida população de Bauru tem o que comemorar em mais um aniversário da promissora "Cidade Sem Limites". Após a convulsão institucional vivida durante os últimos anos, o município está aprendendo a duras penas que não basta estar bem localizada no mapa e ter capacidade de consumo para ser cortejada por empreendedores. É necessário ter algo mais: articulação política e credibilidade institucional, pois os recursos, tanto estatal quanto da iniciativa privada, sempre costumam ancorar em portos seguros.

Assim, o Governo do Estado está investindo pesado no município, especialmente nos últimos dois anos. De todos os recentes e grandes investimentos que contemplaram Bauru, a conclusão das obras do Hospital Estadual, que ficaram paralisadas por quase 10 anos próximo à Unesp, é considerada a mais importante sob o ponto de vista social. Somente neste complexo hospitalar, o maior do Interior paulista, com aproximadamente 400 leitos, o governador Geraldo Alckmin investiu R$ 57 milhões, equivalente a praticamente metade do orçamento anual de Bauru. A inauguração desta obra já reflete, na prática, sua importância social: cerca de 1 milhão de pessoas de 50 cidades da região estão sendo beneficiadas diretamente com o Hospital Estadual, que oferece atendimento 100% gratuito e de qualidade (humanizado). Além disso, também está gerando centenas de empregos e consolidou Bauru como centro regional de referência médico-hospitalar.

Ainda na área da Saúde, destaco a conquista do Instituto de Câncer de Mamas, já em plena atividade na Maternidade Santa Isabel. Trata-se de um centro especializado no diagnóstico precoce e no tratamento desta grave doença que, infelizmente, ainda atinge muitas mulheres. Com o Instituto, estamos trabalhando para preservar e salvar muitas vidas humanas.

O Governo do Estado também investiu recursos na construção, reforma e ampliação de escolas em Bauru. Um exemplo é a unidade de ensino fundamental e médio que foi inaugurada recentemente no núcleo habitacional "Nobuji Nagasawa", conhecido como Bauru 2000.

As obras de infra-estrutura, que consolidam Bauru como pólo regional de desenvolvimento econômico e social, agora dão prioridade à logística. O novo aeroporto internacional, em construção na rodovia Bauru-Arealva, é uma das maiores obras aeroviárias do País e dará novo impulso à economia e ao turismo da região. As duplicações das rodovias Bauru-Marília e Bauru-Jaú, incluindo a nova ponte sobre o Rio Tietê, também são exemplos nítidos da nova fase de investimentos por parte do Governo do Estado.

Finalmente, depois de um longo período de instabilidade, Bauru começa a entrar novamente na rota de investimentos públicos e privados que estão mudando a geografia da cidade. Mas, para que esse processo seja efetivamente consolidado, é preciso que as lideranças deixem as divergências político-partidárias de lado e trabalhem, de fato, pela nossa querida Bauru. Tenho colocado essa tese em prática constantemente, pois acredito nela como princípio básico do homem público. Afinal, o jogo do desenvolvimento não permite mais vacilos. A sociedade bauruense, sempre acolhedora e trabalhadora, já sofreu demais. Chegou a hora da virada. Tenho a honra de estar inserido nessa luta de conquistas que estão proporcionando o bem-estar coletivo e de outras que virão no futuro próximo, como a duplicação da avenida Luiz Edmundo Coube, que irá melhorar sensivelmente o tráfego de veículos entre o Hospital Estadual e a Unesp-Bauru. É mais um investimento (R$ 750 mil) do Estado que prioriza Bauru no contexto de desenvolvimento regional sustentável. Parabéns "Cidade Sem Limites" pelos seus 107 anos de história e progresso.

Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB

alesp