Um livro de arte que aproxima artistas da Itália e do Brasil


21/11/2007 21:02

Compartilhar:

Lançamento do  livro Itália-Brasil Arte 2007 no Hall Monumental da Assembléia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Livro (25).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emanuel von Lauenstein Massarani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Livro (37).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em solenidade realizada no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, foi lançado nesta quarta-feira, 21/11, o livro Itália-Brasil Arte 2007 de autoria do crítico Emanuel von Lauenstein Massarani. O volume amplamente ilustrado e de esmerada apresentação gráfica é resultado de um esforço conjunto da Galeria Spazio Surreale e do Instituto de Recuperação do Patrimônio no Estado de São Paulo (IPH).

Conforme explicou o seu autor no início do evento, a obra deseja ser um veículo de divulgação de artistas de ambas as nações, tanto para os apreciadores da criação quanto para os que orientam o mercado das artes plásticas.

Sem a pretensão de oferecer uma visão de conjunto da arte italiana e brasileira de nossos dias, Massarani salientou que o presente volume deseja apresentar tão somente algumas tendências da criação artística de hoje, genericamente moderna e especificamente contemporânea. "Os artistas, aqui presentes com as suas obras, formam um arco-íris que inclui nomes novos ao lado de nomes já consagrados", ressaltou.

O material reunido no volume envolve pintura, gravura, aquarela, escultura e fotografia, permitindo ao amador das artes formar juízos de valor, bem como facilitar aos interessados e estudiosos a identificação de alguns caminhos da criação artística.

"O grande mérito desse intercâmbio", continuou seu autor, "deve ser atribuído, sem dúvida alguma, a Livia Bucci, idealizadora da publicação, diretora da Galeria Spazio Surreale e representante no Brasil das bienais de Florença e de Roma".

A abertura do evento contou com apresentação musical do Grupo Coral Idepac, do Instituto de Desenvolvimento Profissional de São Paulo.

alesp