1º de maio: Dia Mundial do Trabalho

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
26/04/2007 16:45

Compartilhar:

<i>Confluência de Lugares Luzentes III</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Villarta%20-%20Confluencia%20de%20lugares%20luzentes%20III.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Rede de Pescador</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fumiko%20Rede%20de%20Pescador.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>O Pescador</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Connie%20O%20Pescador.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Mulheres com Feixes de Lenha</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JURANDI%20ASSIS%20Mulheres%20com%20feixes%20de%20lenha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Colheita no Cafezal</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Jerci - Colheita no cafezal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>O Vendedor de Aves</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Gilberto%20Masson%20Vendedor%20aves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Os Três Boiadeiros</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Duxtei%20-%20Os%20tres%20boiadeiros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>A Luta pelo Verde</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vera%20OjuaraB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado em 1889 por um congresso socialista realizado em Paris, o Dia Mundial do Trabalho foi escolhido em homenagem à greve geral que aconteceu em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Nesse dia, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos, além de exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Houve prisões, feridos e mortos nos confrontos entre operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago e do que esse dia significou na luta dos trabalhadores por seus direitos, o 1º de maio passou a ser considerado o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e se tornou feriado nacional em setembro de 1925, por decreto do presidente Artur Bernardes.

Numa homenagem aos que ajudaram e ajudam a construir o Brasil de 2007, publicamos nestas páginas obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que retratam cenas e figuras de trabalhadores brasileiros em suas profissões.

Confluência de Lugares Luzentes III, de Villarta " A sensibilidade artística da autora lhe permite dar às imagens agilidade; às suas figuras, profundidade psicológica e emoção, sem menosprezar uma linguagem elaborada no plano da fórmula, nascida de um instinto espontâneo.

A Luta pelo Verde, de Vera Ojuara " A pintura dessa artista é viva, expressiva e permeada de um realismo sintético. Suas obras possuem um acentuado cromatismo e uma luminosidade vibrante. Seus personagens palpitam além dos limites do quadro, na vida e na consciência de quem os observa.

O Vendedor de Aves, de Gilberto Masson " A arte deve ter como objetivo criar e comunicar com simplicidade, assumir uma inequívoca função social e se impor como meio de comunicação para todos indistintamente. Masson oferece uma realidade depurada de toda revelação elitista, reduzida a uma imagem ingênua, quase primitiva.

Mulheres com Feixes de Lenha, de Jurandi Assis " Trata-se de um artista que não consegue impedir-se de mesclar o sonho à realidade, a ilusão à verdade, de confundir o material e o imaterial, de procurar sob as aparências corporais as faculdades morais, intelectuais e sentimentais de que o espírito humano é composto, de descobrir as misteriosas relações que se estabelecem entre os seres e as coisas.

Colheita no Cafezal, de Jerci Maccari " Se o artista tem na alma a paisagem e os frutos da terra, não há dúvida que, em torno desse tema, desenvolve com grande efeito a sua obra: uma visão que sugere " inspirada nas lembranças da criança e a tenacidade do pintor - um diálogo com a realidade e o despertar de um Brasil pujante graças à sua agricultura.

Os Três Boiadeiros, de Duxtei " A artista consegue fazer reviver no observador situações e sentimentos que nos despertam desejos de participação em algo diverso da rotina de nossos dias. Exigente na medida, Duxtei consegue uma tonalidade luminosa e singular, aplicando uma linguagem para manifestar harmonicamente as impressões e os sentimentos interiores provados frente à realidade.

O Pescador, de Connie " A corporeidade cromática e os temas escolhidos pela artista possuem um lirismo que suscita emoção e nos induzem à contemplação. Trata-se de uma pintura pessoal, rica de conteúdo e de phatos que nos falam de uma Connie poeta, antes mesmo de uma pintora. Os temas de suas obras e, em particular, quando se trata de figuras humanas, são aprofundados e, na sua realística transparência, nos aparecem vivos e animados.

Rede de Pescador, de Fumiko " Descrever pictoricamente a ambientação que executa significa ter um conceito estético próprio do ambiente em que vive o homem. Significa ainda conferir a esse ambiente uma certa sacralidade, que o enaltece, transformando-o de simples matéria em algo que representa a idealização com a qual gostaríamos de nos identificar, no nosso esforço em direção ao aperfeiçoamento de nós mesmos.

alesp