Câmara dos Deputados e Assembléia paulista estréiam segunda-feira TV digital

Parceria é passo inicial para implantação da rede legislativa
17/10/2008 19:40

Compartilhar:

Arlindo Chinaglia e Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/tv digital b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A partir de segunda-feira, 20/10, os paulistanos vão poder conferir os trabalhos da Assembléia Legislativa e da Câmara dos Deputados por meio da TV digital - Canal 61 -, em sinal gratuito. Os presidentes das duas Casas farão, no parlamento paulista, o lançamento da transmissão, quatro meses depois de terem assinado, em Brasília, um acordo de cooperação. A TV Assembléia será a primeira emissora legislativa estadual brasileira a operar essa tecnologia.

Para o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, a abertura de sinal digital cria imensas perspectivas para uma maior interação entre o poder público e a sociedade. Segundo ele, a transmissão vai democratizar o acesso à programação e tem potencial para que a população e suas entidades representativas passem a contar com um novo instrumento para manifestação de suas propostas.



Transparência



"A TV digital se inscreve num processo de modernização e transparência conduzido pela atual Mesa Diretora", afirma Vaz de Lima. Graças à parceria com a Câmara dos Deputados, a TV Assembléia passa a transmitir sua programação também em sinal digital. Para ter acesso ao sinal digital, o telespectador precisa dispor de uma antena UHF e de um conversor. A transmissão a cabo continua como antes, ou seja, em horário compartilhado com a Câmara Municipal de São Paulo.

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, considera o acordo um passo importante para o fortalecimento da democracia, uma vez que o sistema digital abre oportunidades como a apresentação simultânea de canais e cria espaços para a interação com o público. Segundo ele, com a nova tecnologia, será possível que a população acesse o debate e dialogue com os parlamentares.

A Câmara dos Deputados resolveu disponibilizar um dos canais de multiprogramação para as assembléias legislativas estaduais e, posteriormente, para as câmaras municipais, formando a Rede Legislativa de TV Digital.

O acordo de cooperação prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros.



Difusão



Ainda neste ano, além de São Paulo, a TV Câmara digital chegará a Belo Horizonte. As duas cidades, juntas, representam 7,2% da população brasileira.

Em 2009, será a vez de Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife, Belém, Goiânia, São Luis, Maceió e Teresina - o que representará mais 13,61% da população do país. Em 2010, a TV Câmara digital chegará a Natal, Campo Grande, João Pessoa, Cuiabá, Aracaju, Florianópolis, Porto Velho, Macapá, Vitória, Rio Branco, Boa Vista e Palmas, somando mais 2,9% da população.

Entre os anos de 2011 e 2014, a meta é que a Rede Legislativa de TV Digital chegue nas 229 cidades com mais de 100 mil habitantes no país. Assim, serão atingidos outros 30,61% da população brasileira. Ao final, o sinal da TV Câmara digital terá atingido 54,3% de todo o país, de forma aberta e gratuita.

alesp