Programa de combate ao bullying


12/03/2010 19:57

Compartilhar:

Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/GILMACIBULLYNG3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na semana passada, os grandes jornais noticiaram que, segundo um porta-voz da família real japonesa, a princesa Aiko contou ter sido vítima de bullying " atos de perseguição ou humilhação " e deixou de ir à escola que frequenta em Tóquio. Esse tipo de problema tem se tornado cada vez mais comum em escolas de todo o mundo.

Em São Paulo, está em tramitação, desde o ano passado o Projeto de Lei 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. O bullying é definido como um ato de agressão intencional e repetida por meio de violência física e psicológica, de forma cruel e intimidadora.

O autor do projeto, Gilmaci Santos (PRB) lembra que esse tipo de postura do aluno agressor pode ocasionar desequilíbrio emocional na criança ou no adolescente. Estudos realizados pela pedagoga Cleodelice Aparecida Zonato Fante, com 2 mil estudantes de 5ª a 8ª séries do Brasil, mostram que, entre 2000 e 2003, 49% dos alunos estavam envolvidos com o bullying, sendo que 22% eram vítimas. "Essa realidade é muito preocupante, porque o que está em questão é o futuro dessas crianças e adolescentes", disse Gilmaci.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp