Deputado elogia projeto Mediação, da Secretaria da Justiça


02/05/2007 19:00

Compartilhar:

Secretário Luiz Antônio Marrey com o deputado Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GILMACI 30 ABRIL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o projeto Mediação, em que uma terceira pessoa, imparcial, colabora com as partes envolvidas em uma disputa para que possam resolver seus conflitos de forma cooperativa, a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania pretende agilizar o andamento de seus processos.

O deputado Gilmaci Santos (PR) foi informado do projeto no dia 26/4, em audiência com o secretário Luiz Antônio Guimarães Marrey e com Marco Aurélio Chagas Martorelli, da Assessoria de Defesa da Cidadania. Santos afirma que o principal objetivo da medida é que "o procedimento termine de maneira satisfatória quando as partes envolvidas saem beneficiadas, tornando a solução eficaz".

"É público e notório que o Judiciário não mais comporta a quantidade de processos que recebe diariamente. O projeto Mediação promoverá uma triagem dos processos, objetivando dirimir os conflitos para que estes sequer deságüem nos fóruns", explica o parlamentar.

Marrey, considerando que o parlamentar é pastor evangélico, indagou sobre a postura da bancada evangélica na Assembléia Legislativa a respeito do Mediação. O secretário enfatizou a necessidade de se promover uma atuação ecumênica das igrejas, que poderiam indicar membros para participarem dos cursos a serem realizados pela secretaria com o objetivo de treinar e capacitar pessoas para atuar como mediadores.

O parlamentar lembrou que esse procedimento é adotado, com sucesso, em muitos países da Europa e em alguns Estados americanos, e prontificou-se a ajudar a promover o contato da Secretaria da Justiça com as igrejas evangélicas no sentido de facilitar a implantação do projeto.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp