Parlamentar recebe medalha alusiva aos heróis de 1932


17/05/2006 17:33

Compartilhar:

Deputado Coronel Ubiratan Guimarães recebe medalha MMDC<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/UBIRATAN MMDC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentar recebe medalha alusiva aos heróis de 1932

Da assessoria do deputado Coronel Ubiratan Guimarães

O deputado Coronel Ubiratan Guimarães (PTB) foi condecorado no sábado, 13/5, com a medalha MMDC, referente aos serviços relevantes prestados à sociedade. A homenagem foi realizada na Loja Maçônica Roma, no bairro do Alto do Mooca, em São Paulo, e contou com a presença dos presidentes da maçonaria, Fernando Lopes David, e da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC, capitão Gino Struffaldi, além de convidados e autoridades estaduais.

O MMDC representa a sigla dos sobrenomes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) dos quatro estudantes que morreram no dia 23/5/1932, durante um choque com a polícia getulista, e se tornaram mártires da revolução, dando origem ao Movimento MMDC " grupo que exerceu importante papel no episódio de 32.

Na noite de 23/5/1932, houve agito no centro da capital paulista. Na praça do Patriarca, os quatro jovens tentaram invadir a sede do Partido Popular Paulista (PPP), favorável a Getúlio Vargas, na praça da República, quando foram mortos.

A condecoração foi realizada na Loja Maçônica Roma, em comemoração aos seus 117 anos de aniversário. Como o presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC é maçom, surgiu a idéia de fazer apenas um evento, que também comemorou o Dia das Mães. Além do deputado, outras autoridades civis, militares e maçônicas foram condecoradas com a medalha MMDC.

Para o Coronel Ubiratan, a lembrança desse episódio é de grande importância para o povo de São Paulo, porque representa uma lição de civismo e patriotismo, mostrando a união da sociedade em torno de um único ideal: a democracia. "Não podemos deixar que se apaguem da memória de nosso povo os ideais de 1932, resumidos na frase inscrita na bandeira do Estado de São Paulo: pro Brasilia fiant eximia (tudo pelo Brasil)", finalizou, concluindo que os quatro estudantes são considerados heróis.

coronelubiratan@al.sp.gov.br

alesp