Eleita nova Mesa Diretora da Alesp para o biênio 2009/2011

Barros Munhoz é o novo presidente da Assembleia Legislativa, Carlinhos Almeida e Aldo Demarchi ocupam a 1ª e a 2ª Secretarias
15/03/2009 21:38

Compartilhar:

Ex-governador Orestes Quércia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ELEICAOquercia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlinhos Almeida, Barros Munhoz e Aldo Demarchi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ELEICAOmesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ELEICAOaloysio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado do PSDB Barros Munhoz foi eleito, com 92 votos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A sessão especial que o elegeu foi realizada neste domingo, 15/3, e contou com a presença de todos os 94 deputados da Casa.

Barros Munhoz será o 48º presidente da Assembleia desde o advento da República e conduzirá os trabalhos no biênio 2009/2011, substituindo o deputado Vaz de Lima (PSDB). Sua indicação oficial foi feita pelo líder da bancada do PSDB, Samuel Moreira.

Após a eleição e a proclamação do candidato eleito pelo presidente Vaz de Lima, líderes dos partidos e outros deputados tomaram a palavra. O deputado Roberto Felício, líder da bancada do PT, salientou o acordo firmado com a base de sustentação do governo. Segundo ele, o PT, segunda maior bancada da Assembleia, enviou documento a Barros Munhoz com diversos pontos programáticos e a indicação dos ocupantes da 1ª e 4ª secretarias. O documento foi respondido por escrito, ratificando o compromisso de seu cumprimento. Felício destacou também o fato de o PT, apesar do acordo, continuar exercendo oposição ao governo José Serra. Em seguida, Rui Falcão anunciou-se como novo líder do PT e afirmou que continuará o trabalho combativo da oposição.

Em diversos outros pronunciamentos, o novo presidente da Casa foi parabenizado, destacando-se seu longo currículo na política e a maneira firme e democrática com que costuma exercer a política. O deputado Vaz de Lima também foi homenageado por vários parlamentares. A principal realização de seu mandato, citada pelos parlamentares, foi a reforma do Regimento Interno. A forma sábia e serena com que conduziu os trabalhos do Parlamento também foi largamente lembrada.



1º e 2º secretários



O deputado Carlinhos Almeida (PT) foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia por 90 votos. Ao receber o cargo de seu antecessor, Donisete Braga (PT), Carlinhos reafirmou o compromisso já assumido pelo presidente recém-eleito, Barros Munhoz: fortalecer o Parlamento paulista. "Nossa responsabilidade de representar o povo de São Paulo é muito grande. Por isso, precisamos de uma Assembleia moderna, transparente e democrática. Vou dedicar o máximo da minha energia e o melhor da minha capacidade."

Eleito por 88 votos, o deputado Aldo Demarchi (DEM) é o novo 2º secretário da Assembleia. Antes de transmitir o cargo para seu sucessor, Edmir Chedid (DEM) parabenizou seus colegas de Mesa, Vaz de Lima e Donisete Braga, e desejou que a nova composição da Mesa Diretora tenha sucesso em seu trabalho.



Quatro vice-presidentes



Para ocupar a 1ª vice-presidência foi eleito o deputado Conte Lopes (PTB) por 84 votos. Lopes, que ocupa uma cadeira no Legislativo há seis mandatos consecutivos, ressaltou o sentimento de lealdade em seu discurso. Ele agradeceu os votos e fez referência especial ao deputado Campos Machado, líder do PTB.

Por 85 votos, o deputado Davi Zaia (PPS), foi eleito para o cargo de 2º vice-presidente da Mesa da Assembleia Legislativa. Ao ser empossado no cargo, Zaia agradeceu à sua bancada pela indicação e a todos os deputados pela votação recebida. Ele ainda declarou que irá trabalhar para o engrandecimento do Legislativo.

Roberto Engler (PSDB), por 84 votos, foi eleito e empossado no cargo de 3º vice-presidente. Para a 4ª vice-presidência, por 83 votos, foi eleito o deputado Vinicius Camarinha que, ao ser empossado, agradeceu "o carinho de todos os deputados" e expressou sua "alegria de fazer parte da Mesa".

Esta é a primeira vez que os cargos de 3º e 4º são preenchidos, uma vez que foram criados com a XIII Consolidação do Regimento Interno, promulgada em 13 de novembro de 2007.



3º e 4º secretários



Eleito com 82 votos para a 3ª secretaria, Feliciano Filho (PV) agradeceu a sua indicação ao cargo e prometeu empenhar-se ao máximo no trabalho em prol da Assembleia. A única mulher a compor a nova Mesa Diretora, Ana do Carmo (PT), foi eleita por 80 votos para a 4ª secretaria. Ao ser empossada, a deputada elogiou a "clareza e dignidade" do trabalho da Mesa que foi presidida por Vaz de Lima e manifestou a esperança de que a participação feminina no Parlamento seja ampliada.

Conforme o artigo 10 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o 3º e o 4º secretários são os indicados a substituir ou suceder, respectivamente, o 1º e o 2º secretários.

Ao encerrar os trabalhos, o novo presidente da Assembleia, Barros Munhoz, invocou a ajuda de "Nossa Senhora Aparecida e de Deus para que possamos trabalhar neste biênio de forma tão democrática quando a Mesa que foi presidida por Vaz de Lima".



"Anticandidatura"



Raul Marcelo, líder do PSOL, indicou o deputado Carlos Gianazzi, que obteve apenas dois votos na disputa. Gianazzi solicitou quinze minutos para a apresentação de cada candidatura, pedido indeferido pelo presidente Vaz de Lima, que alegou falta de previsão no Regimento Interno para tal ato.

Gianazzi lamentou a impossibilidade do debate e considerou "in­con­cebível" não terem sido permitidos pronunciamentos pré­vios. Poste­riormente, Raul Mar­celo explicou que a candidatura de Gianazzi foi uma "an­­ticandidatura" fir­mada em função de discordância pro­gramática com os rumos impostos pelo atual governo de São Paulo.



Autoridades



A sessão de eleição da nova Mesa, neste domingo, 15/3, foi prestigiada pelo secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, a vice-prefeita da capital, Alda Marco Antonio, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Edgard Camargo Rodrigues e o ex-governador Orestes Quércia.

Nas galerias, estiveram presentes caravanas de cidades como Itapira (onde Munhoz foi prefeito em dois mandatos)e Santo Antonio da Posse, além de manifestantes da Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Advogados (ADDPA), que protestam contra a ameaça de extinção da carteira previdenciária da categoria junto ao Ipesp, que prejudicará cerca de 40 mil advogados.

alesp