Assembleia realiza o 1º Prêmio Maria Miguel


04/03/2009 21:09

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa recebe nesta quinta-feira, 5/3, a primeira edição do Prêmio Maria Miguel, organizado pela Associação de Mulheres da Zona Leste (Amzol), e que tem como objetivo promover a história de lutas e conquistas das mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação. O evento acontece às 19h30, no Auditório André Franco Montoro, e conta com o apoio do deputado Simão Pedro (PT).

Mineira de Conselheiro Lafaiete, Maria Miguel tornou-se referência na luta pelos direitos da mulher. Mudou-se para São Paulo em meados da década de 70 e participou de inúmeros clubes de mães, onde discutia a condição da mulher no dia-a-dia, bem como os problemas dos bairros, organizando ações comunitárias, movimentos e atos públicos, que ficaram conhecidos como "Assembleia das Panelas Vazias". Em 1987, participou da criação da Amzol, em uma igreja no Itaim Paulista, na presença de mais de 150 mulheres. Aos 60 anos entrou na escola para ser alfabetizada e revelou-se uma ótima poetisa, além de ser uma das militantes mais ativas da associação.

Morreu em março de 2005 aos 88 anos e hoje não apenas dá nome ao evento que a Assembleia realiza, como serve de inspiração para inúmeras mulheres. Em verso ela se descreve: "(...) Sou o resto que sobrou da alegria e do amor. Sou tudo de bom, de sonho, de céu... Sou apenas Maria Miguel (...)".

O 1º Prêmio Maria Miguel trará, além se sua luta, um pouco de sua poesia, aliada à boa música e aos depoimentos de quem a conheceu, como é o caso da militante feminista Cida Lima, que ressalta o cuidado de Maria com seus netos e bisnetos, além de sua luta política e social. "Para mim, Maria Miguel fez e continuará fazendo a diferença", diz.

alesp