Novo prédio do Departamento de Medicina Nuclear, em Jaú


29/03/2010 16:40

Compartilhar:

PET-CT foi adquirido com investimento de R$ 1,48 milhão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/PEDROTOBIASMEDICINA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pedro Tobias (PSDB) participou no último sábado, 27/3, no Hospital Amaral Carvalho de Jaú, da cerimônia de inauguração do novo prédio do Departamento de Medicina Nuclear e do moderno equipamento PET-CT, cujo investimento foi de R$ 1,48 milhão.

As novas instalações estão de acordo com as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNen) e possuem trinta ambientes para acolher os pacientes, entre eles, quatro salas de espera, três de equipamentos, além de salas de teste ergométrico, de laudos, de inalação, de manipulação de material radioativo e de pronto atendimento.

"O Hospital Amaral Carvalho já é uma referência nacional no diagnóstico e no tratamento do câncer e, agora, com este novo prédio e com este equipamento de última geração, continuará e ampliará o atendimento humanizado prestado aos milhares de pacientes de todo o país", ressaltou o deputado Pedro Tobias, que também é médico mastologista, especialista em câncer de mama e um dos membros do Conselho Curador da Fundação Amaral Carvalho.

O PET-CT é a fusão da medicina nuclear com a radiologia. Por meio do novo aliado, os médicos poderão detectar o câncer com mais eficiência, aumentando as chances de cura dos pacientes. "É o equipamento mais moderno que existe hoje em matéria de diagnóstico de câncer, capaz de rastrear o metabolismo da glicose. A célula tumoral absorve muito a glicose. Este aparelho localiza onde está o consumo excessivo de glicose e, consequentemente, a célula tumoral. É o único equipamento que tem função dupla, pois associa anatomia com fisiologia", salientou o médico nuclear Alexandre Brandão. Outra vantagem do PET-CT é a possibilidade de fazer o exame de todo o corpo de uma só vez. "O paciente será examinado da cabeça aos pés e o equipamento mostrará os tumores ativos, além de identificar uma metástase à distância, permitindo mudar a conduta clínica ou cirúrgica", destacou o especialista.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp