Semana da Saúde reúne atendimento multidisciplinar, imunizações e palestras para melhor qualidade de vida


31/10/2011 20:16

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/cartazSAUDE2011.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marisa Fernandes Spinardi Silva, diretora do DSAS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/SaudeMARISAwww.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Semana da Saúde, realizada pela Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor (DSAS), a partir do dia 7/11, no Hall Monumental da Assembleia, é direcionada a funcionários e deputados, com programação que inclui avaliação nutricional, testes de diabetes e colesterol, orientação fisioterápica, vacinação, oficina de pilates, palestras sobre saúde e diversas atividades, incluindo apresentação musical em seu encerramento, no dia 10/11. (Acompanhe a programação pela Agência Assembleia, www.al.sp.gov.br). Para participar, basta comparecer ao local nos horários divulgados na programação.

A DSAS alerta aos voluntários para a campanha de doação de sangue, que será recolhido no dia 10/11, que só poderão receber as vacinas no dia 16/11. E aos candidatos à oficina de pilates, que venham com roupa apropriada (calça comprida).

De acordo com a odontologista Marisa Fernandes Spinardi Silva, diretora do DSAS, em entrevista ao Diário da Assembleia, a Semana da Saúde não é um evento isolado, mas resulta de uma série de programações realizadas pela divisão durante o ano, com campanhas acontecendo a cada três meses. "Neste ano, essas atividades começaram com a vacinação de adultos. Depois, foi realizada a vacinação das crianças da creche. Em seguida, a campanha dos testes de colesterol e diabetes. E fechamos o ano com a Semana da Saúde com uma série de eventos englobando tudo o que vem acontecendo aqui na divisão", explica a diretora.



Saúde é qualidade de vida



Marisa informa também que as atividades desenvolvidas pela DSAS integram um projeto mais abrangente, elaborado pelo Departamento de Recursos Humanos da Casa (DRH), tendo por objetivo contribuir com a qualidade de vida dos funcionários, e que não envolve apenas a Divisão de Saúde, mas ainda a Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). "A partir de uma pesquisa feita pela Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB) em 2009 e de uma dinâmica que envolveu todos os diretores do DRH para descobrir as necessidades dos funcionários, fomos elaborando algumas coisas", conta.

Uma das necessidades levantadas por esse meio era justamente rever a questão da saúde. "Deixar de ser uma atenção curativa e passar a adotar um novo modelo de atenção de promoção e produção de saúde. Porque curar doença é uma coisa, mas é muito mais importante não deixar a pessoas ficarem doentes", enfatiza a diretora da DSAS. Ouvindo, então, os funcionários, detectou-se um desejo de união entre todos, de haver ocasiões de confraternização que facilitassem uma convivência mais harmoniosa entre todos. Pensando nisso, o DRH chegou à conclusão de que o melhor seria montar um projeto de qualidade de vida voltado aos funcionários.



Roda de Conversa e futsal



Das necessidades e anseios apurados na comunidade formada pelas pessoas que trabalham no DRH, foram surgindo ideias de como promover a integração e contribuir para uma melhor qualidade de vida de todos. Um dos primeiros resultados desse diálogo foi a realização da Roda de Conversa, já em andamento, que reúne no restaurante da Casa, na última sexta-feira do mês, artistas, músicos, entre eles talentos da própria comunidade, para um momento de bate-papo e descontração a que todos os parlamentares e trabalhadores estão permanentemente convidados. Outra atividade realizada também com sucesso é o futsal, que vem reunindo os "craques" da Casa em alegre e descontraída disputa.



Autonomia e respeito



Marisa Spinardi comenta com alegria as atividades mais afetas à Divisão de Saúde, surgidas também no bojo das iniciativas do DRH e da DDRH. "A partir disso tudo, montamos um programa aqui na divisão. Aproveitamos o nome que vinha de outras propostas, o Programa Vida Saudável, que busca fazer com que o usuário do serviço seja dono das próprias ações. Ele será levado a entender o que está acontecendo com ele, em termos de saúde, e a decidir quais ações quer para sua própria vida", esclarece a dentista, referindo-se a um tratamento que encara o indivíduo, sob os cuidados do serviço médico, como um ser inteiro e que tem diversos aspectos a serem tratados: os físicos, os psicológicos e os emocionais. Essa visão tem como método o acompanhamento do que está acontecendo com o usuário.

Levando-se em consideração idade média do funcionário da Casa, que fica entre 45 e 55 anos, com alguns acima dos 60, a DSAS desenvolveu como atividade principal o Programa de Controle do Risco Cardiovascular, sua prevenção e interligações, como, por exemplo, o controle do tabagismo, da doença periodontal, da nutrição, da glicemia, do colesterol etc. A divisão não atende apenas deputados e funcionários, mas ainda os prestadores de serviço, que tem no Palácio 9 de Julho sua rotina de trabalho, embora o programa seja voltado a funcionários e deputados.

Há diversas portas de entrada para que o funcionário seja direcionado ao Programa de Controle do Risco Cardiovascular e para o de Acompanhamento Ortopédico, uma vez que, atualmente, o segundo maior índice de afastamentos ocorre por causas ortopédicas. Uma delas é o ato de posse, que passou a chamar-se posse preventiva. Através da avaliação dos exames de saúde necessários para que a pessoa tome posse de seu cargo na Casa, a mesma será convidada a entrar no programa de check-up, para ser avaliada por uma equipe multiprofissional e encaminhada aos direcionamentos necessários.

O paciente do check-up passa por dentistas, enfermagem, médicos e também é submetido a uma avaliação de apoio, a cargo de psicólogos e assistente social, com a finalidade de traçar um perfil psicológico do mesmo. A partir desses dados reunidos, o usuário pode ser encaminhado a entrar nos programas. "Daí vai depender dele, se será conduzido ao tratamento necessário com seu médico ou convênio, ou por um médico daqui", explica a diretora da DSAS. Feito o levantamento sobre as condições de saúde da pessoa, ela passará a receber o acompanhamento do serviço. "Vamos falar com ela, telefonar para perguntar como vai, se está fazendo o tratamento, quando optar por médico fora daqui", enfatiza.

Há ainda outros projetos em andamento, dentro daquilo que a DSAS entende como serviço voltado à qualidade de vida da comunidade alespiana. É o caso da preocupação com a nutrição e o sobrepeso. Também será lançada na 13ª Semana da Saúde a campanha Alesp, Vamos Perder Juntos uma Tonelada!, seguindo o modelo da campanha realizada no Hospital das Clínicas.

As outras portas de entrada à atenção integral foram divididas ao longo do ano: a campanha de vacinação contra várias doenças, como por exemplo difetria e tétano, a campanha do colesterol, do diabetes e outras. A própria realização da Semana de Saúde é uma outra porta de acesso ao acompanhamento, já que o funcionário passará por um circuito de saúde, com avaliações feitas por nutricionistas, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, dentistas e também pelo check-up.

"Tenho ainda muitas ideias para o próximo ano", finaliza a diretora, acrescentando que o trabalho realizado ao longo do ano possibilitou fechar com a Semana da Saúde que divulga a nova "cara" do serviço.

alesp