Deputado organiza ato conjunto contra o fechamento de salas de Educação de Jovens e Adultos


27/11/2007 17:30

Compartilhar:

Giannazi mobiliza comunidade em defesa da EJA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIANNAZI EDUCACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alunos, professores o professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL) organizaram, no último dia 22/11, um ato em frente ao gabinete do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para protestar contra a diminuição de aulas e o fechamento de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem dificultando a abertura de novas salas de EJA, exigindo o número mínimo de 35, 40 e até 45 alunos por classe, quando o aceitável do ponto de vista pedagógico seria, no máximo, a formação de turmas com 25 estudantes. Além disso, foi publicada uma portaria reduzindo a grade curricular diária de 5 para 3 aulas, fato que causou indignação aos alunos e professores.

Para Giannazi, que há muito vem denunciando o "desmonte" da EJA por parte da prefeitura paulistana, a atitude das autoridades é inconstitucional, pois afronta a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que garante a oferta do Ensino Fundamental, com padrão de qualidade, a todos aqueles que não tiveram acesso a ele em idade própria.

Os manifestantes utilizaram faixas e discursos a fim de esclarecer a população que transitava pelo Viaduto do Chá, nas imediações da sede da Prefeitura, sobre o motivo do evento. Ao final, uma comissão formada por alunos, professores e o deputado foi recebida pelos assessores diretos do prefeito, que ouviram as reivindicações e receberam um abaixo-assinado contra o fechamento de salas e diminuição diária de aulas.

A assessoria assumiu o compromisso de levar o caso ao prefeito paulistano e cobrar explicações da Secretaria Municipal de Educação sobre as denúncias apresentadas.

carlosgianazzi@al.sp.gov.br

alesp