Assembléia lança Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa


06/05/2004 15:05

Compartilhar:

Deputado Vicente Cândido, segundo da direita para a esquerda, é um dos coordenadores da Frente Parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Frente Trab4mai04 C Ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Vicente Cândido

A defesa da pequena empresa como maior geradora de desenvolvimento, emprego e distribuição de renda deu o tom do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa, que reuniu cerca de 700 empresários, sindicalistas e trabalhadores no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

O presidente do Legislativo, deputado Sidney Beraldo, na abertura da sessão, apontou a necessidade de um "crescimento econômico que possa gerar inclusão, distribuição de renda e emprego". Beraldo considera "estratégico investir na micro e na pequena empresa".

O deputado Vicente Cândido (PT) leu o manifesto de lançamento da Frente Parlamentar e lembrou que a micro e a pequena empresa são responsáveis por 30% do PIB Nacional e por 60% dos empregos no país.

Burocracia e encargos

O presidente da Federação do Comércio de São Paulo, Abram Szajman, disse que a burocracia, os juros altos, a concentração de mercado e a desigualdade na concorrência com as grandes empresas são os maiores entraves para o fortalecimento dos micro e pequenos empresários. "Tenho esperanças de que esta Frente Parlamentar se multiplique por todos os legislativos estaduais e chegue à Câmara Federal. Quem sabe, desta forma, tenhamos leis que de fato apóiem este setor fundamental da economia brasileira", afirmou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, afirmou que a maior geradora de empregos atualmente é a pequena empresa e que os grandes são "desempregadores". "Veja o exemplo da Volkswagen, em São Bernardo: na década de 70 eles tinham 42 mil empregados. Hoje são apenas 12 mil. Eles produzem o mesmo com menos funcionários, em função da alta tecnologia".

O presidente da Federação dos Comerciários, Paulo Lucania, pediu revisão dos encargos sociais e da carga tributária para o fortalecimento e aumento da

competitividade dos pequenos empresários no mercado.

O superintendente do Sebrae, Alencar Burti, disse ser "inaceitável" o índice de 20% de desemprego na região metropolitana de São Paulo e apontou as pequenas empresas como fundamentais para a resolução do problema.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários da capital, criticou a desigualdade na concorrência entre pequenos e grandes empresários. "As grandes empresas têm benefícios absurdos. Não existe pequena empresa que tenha acesso ao BNDES, por exemplo", afirmou.

Edílson de Paula Oliveira, presidente da CUT Estadual, defendeu a imediata retomada da geração de empregos e cobrou uma posição firme do Legislativo em defesa dos pequenos empresários e dos trabalhadores.

Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados na Indústria da Panificação da capital, lembrou que existem 54 mil padarias em todo o país, que empregam 600 mil funcionários. "No entanto, o que se comete com a pequena empresa é uma brutalidade. Não há uma linha de crédito sequer para o setor", criticou.

Geração de empregos

Os deputados Vicente Cândido (PT), Vanderlei Macris (PSDB) e Rodrigo Garcia (PFL), coordenadores da Frente Parlamentar, foram os últimos a discursar. Vicente Cândido lembrou que o setor não apenas é responsável pela maior geração de empregos mas também pelos maiores salários. "Um padeiro numa grande rede de supermercados ganha em torno de R$ 600. Na padaria da esquina ganha quase o dobro." O deputado cobrou também do Legislativo estadual a votação de projetos em defesa do crescimento econômico e da potencialidade das micro e pequenas empresas.

Vanderlei Macris afirmou que o lançamento da Frente significa um compromisso assumido "com uma causa das mais importantes para a economia do Estado de São Paulo" e exortou a criação de iniciativas semelhantes nas Câmaras Municipais. "Temos que municipalizar também a defesa da pequena empresa".

Rodrigo Garcia conclamou todos os partidos a somarem-se à Frente Parlamentar, pediu o apoio do Executivo e também das entidades patronais e dos trabalhadores. "A Frente foi constituída para buscar soluções práticas para facilitar a vida econômica dos micro e pequenos empresários e colocá-los em condições de competitividade e de sobrevivência econômica".

Capital e Interior

O lançamento reuniu empresários não apenas da capital, mas de vários pontos do Estado, como São Carlos, Botucatu,Pirassununga, São João da Boa Vista, Campinas, Cruzeiro, Vale do Ribeira e Santos, entre outras cidades.

Estiveram presentes também o vice-presidente da Associação Comercial, Alfredo Cotait Neto, representando o presidente Guilherme Afif Domingos, o presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado, Joseph Couri, e o presidente do Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (CIVES), Ignácio Zurita.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp