Evento na Assembléia marca conclusão da Campanha da Fraternidade


18/03/2008 17:08

Compartilhar:

Apresentação do coral Renovação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Fraternidade coral  (5)ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado José Candido (PT), realizou-se nesta terça-feira, 18/3, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, uma plenária de avaliação da Campanha da Fraternidade 2008. O evento contou com a presença dos deputados Hamilton Pereira e Cido Sério, ambos do PT, do bispo de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal, e do coordenador nacional da campanha, Luís Antônio de Souza Amaral, além de representantes de 29 paróquias da Grande São Paulo.

Na abertura, depois da execução do hino oficial da Campanha da Fraternidade (CF) pelo coral Renovação, José Candido destacou a importância da iniciativa para os católicos brasileiros e a pertinência do lema escolhido para este ano: "Escolhe, pois, a vida". Durante os 40 dias da Quaresma deste ano, entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Semana Santa, a igreja aprofundou e debateu temas ligados à bioética, como o aborto, a eutanásia e a utilização de embriões na pesquisa com células tronco.

"A campanha deste ano foi um grande mutirão em defesa da vida", afirmou Luís Antônio de Souza Amaral. Segundo ele, essa defesa implica também a luta pelo direito por uma vida e por uma morte dignas. "Nossa sociedade é dominada por uma cultura da morte, que se expressa também em chagas como a marginalização, a exclusão social e as discriminações de todo tipo", disse o coordenador.

Para dom Fernando Legal, a CF tem grande repercussão porque se volta para a situação existencial do povo brasileiro. "A igreja não é detentora de todas as soluções, mas tem uma contribuição importante a dar", afirmou. O bispo apoiou também o direito de todos os credos e religiões defenderem seus pontos de vista. "Ninguém está obrigado a concordar com o que a igreja diz, mas ela tem o direito e a obrigação constitucionais de dizer o que pensa", declarou ele.

Durante avento, o presidente da Associação São José Operário da Vila Missionária, Jamil Santos, prestou homenagem a todas as mulheres, seguido poeta Rosálio Vilar, que recitou um poema de sua autoria intitulado Mulher.

alesp