Evento na Assembléia marca conclusão da Campanha da Fraternidade
Por iniciativa do deputado José Candido (PT), realizou-se nesta terça-feira, 18/3, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, uma plenária de avaliação da Campanha da Fraternidade 2008. O evento contou com a presença dos deputados Hamilton Pereira e Cido Sério, ambos do PT, do bispo de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal, e do coordenador nacional da campanha, Luís Antônio de Souza Amaral, além de representantes de 29 paróquias da Grande São Paulo.
Na abertura, depois da execução do hino oficial da Campanha da Fraternidade (CF) pelo coral Renovação, José Candido destacou a importância da iniciativa para os católicos brasileiros e a pertinência do lema escolhido para este ano: "Escolhe, pois, a vida". Durante os 40 dias da Quaresma deste ano, entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Semana Santa, a igreja aprofundou e debateu temas ligados à bioética, como o aborto, a eutanásia e a utilização de embriões na pesquisa com células tronco.
"A campanha deste ano foi um grande mutirão em defesa da vida", afirmou Luís Antônio de Souza Amaral. Segundo ele, essa defesa implica também a luta pelo direito por uma vida e por uma morte dignas. "Nossa sociedade é dominada por uma cultura da morte, que se expressa também em chagas como a marginalização, a exclusão social e as discriminações de todo tipo", disse o coordenador.
Para dom Fernando Legal, a CF tem grande repercussão porque se volta para a situação existencial do povo brasileiro. "A igreja não é detentora de todas as soluções, mas tem uma contribuição importante a dar", afirmou. O bispo apoiou também o direito de todos os credos e religiões defenderem seus pontos de vista. "Ninguém está obrigado a concordar com o que a igreja diz, mas ela tem o direito e a obrigação constitucionais de dizer o que pensa", declarou ele.
Durante avento, o presidente da Associação São José Operário da Vila Missionária, Jamil Santos, prestou homenagem a todas as mulheres, seguido poeta Rosálio Vilar, que recitou um poema de sua autoria intitulado Mulher.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações