Alunos de EJA e deputado se reúnem na Secretaria da Educação


15/12/2009 17:04

Compartilhar:

Giannazi (à esq.) e alunos de EJA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/GIANNAZIEJA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O anúncio do fechamento de salas de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Silvio Heck, no Jd. Itapura (zona sul da capital), feito pela Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro, levou estudantes e professores a se mobilizarem e procurarem o professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL), membro da Comissão de Educação da Assembleia.

O parlamentar, em contato com o secretário municipal de Educação Alexandre Schneider, marcou reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação com uma comissão de alunos para impedir o fechamento do curso. Ao final do encontro, realizado no dia 9/12, a professora Fátima Elisabete Thimóteo, assessora do secretário e responsável pela demanda, após ouvir o relato dos alunos e do deputado estendeu o prazo para que os estudantes apresentassem a demanda da região e garantiu que, havendo uma lista consistente de pessoas que queiram frequentar as aulas de EJA e após esse cadastramento, as salas seriam mantidas em funcionamento.

Na opinião de Giannazi, que é diretor (licenciado) de escola municipal e há muito vem denunciando o fechamento dessas salas especiais na rede municipal de ensino e o consequente prejuízo à comunidade, os alunos matriculados não podem ser transferidos da noite para o dia para escolas distantes, ficando expostos a dificuldades como falta de segurança, de transporte etc. Os estudantes têm o direito garantido pela LDB de estudarem perto das suas casas. "Os professores e a escola são muito bons, mas querem transferir a gente para outras escolas muito longe de onde moramos", desabafou a dona de casa e aluna de EJA da "Sylvio Heck", Selma Maria dos Santos.

Giannazi disse que, se necessário for, acionará o Ministério Público Estadual a fim de que as pessoas permaneçam estudando na EMEF Silvio Heck.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp