Mais saúde e saneamento básico para Santa Branca


14/04/2010 19:21

Compartilhar:

Donisete Braga, assessor Haroldo Marques e Mônica Lemes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/DONISETEMONICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT) recebeu, nesta terça-feira, 13/4, em seu gabinete na Assembleia, a presidente da Câmara Municipal de Santa Branca, vereadora Mônica Lemes. Ambos conversaram sobre os principais desafios enfrentados pelo município, que tem pouco mais de 13 mil habitantes e está localizado na Região Administrativa de São José dos Campos. A vereadora pediu apoio do parlamentar para que haja mais empenho do Estado nas questões de saúde e de saneamento básico, principalmente.

Conforme relato da vereadora ao deputado, a maioria da população depende do atendimento público de saúde e vem encontrando dificuldades, como falta de leitos, profissionais e medicamentos. Além disso, afirmou, não chega a 5% o índice de tratamento do esgoto na cidade, o que acaba sendo prejudicial à saúde da população. Falou também sobre sua preocupação com a juventude e elogiou o trabalho do deputado que culminou com a proibição da cobrança dos diplomas pelas faculdades.

Braga disse que levantamento recente do PT apontou grande fragilidade na política de saúde do Estado, sendo que entre 2003 e 2006, o número de leitos hospitalares caiu 11,5%. "Estamos lutando para que o Estado cumpra a Emenda Constitucional 29", disse ele, explicando que o governo coloca na conta da saúde gastos com programas de outras secretarias, como o Leve Leite, pagamento de aposentados e assistência de saúde aos servidores civis e militares. "Com isso", disse Donisete Braga, "deixaram de ser aplicados R$ 4 bilhões em saúde, de 2001 a 2009, recursos suficientes para construir 82 hospitais de 250 leitos".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp