Pequenas e microempresas deverão ampliar sua participarão em compras públicas

Tema foi debatido em evento do Sebrae, com palestra do presidente da Assembleia paulista
23/11/2011 20:49

Compartilhar:

Miriam Belchior, ministra do Planejamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/MinMIriamBelchiormmy4382.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Barros Muhnoz (dir.) " O Sebrae representa um grande impulso no desenvolvimento do Brasil" Clique para ver a imagem "> Micros e pequenos empresários acompanham os debates<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/PresMunhozSebrae23nov11mmy1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fruto de parceria entre o governo federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou-se nesta quarta-feira, 23/11, no hotel Sheraton, na capital paulista, o evento 4º Fomenta Nacional 2011 São Paulo, com o objetivo de ampliar a participação das micros e pequenas empresas nas compras públicas brasileiras. O presidente Barros Munhoz foi um dos palestrantes do encontro, que teve a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e de autoridades dos governos federal e estadual.

Barros Munhoz lembrou que a política pode ser imensamente satisfatória quando transforma os anseios populares em realidade. O parlamentar lembrou que: "Nós não podemos dormir sobre os louros. Apesar de termos nos desenvolvido muito, ainda estamos no 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)", numa referência à classificação do Brasil nesse ranking. Segundo ele, é imperativo que as leis existentes sejam cumpridas adequadamente e que as condições naturais que nosso país oferece sejam aproveitadas.

Para Munhoz, o Sebrae representa um grande impulso no desenvolvimento do Brasil, capaz de libertar o país de amarras que impedem seu crescimento de forma melhor e mais rápida. Referindo-se a parcerias entre as esferas estadual e federal de governo, Munhoz afirmou que "apesar de divergirmos politicamente, como representantes da sociedade temos colocado, cada vez mais, os interesses do nosso povo e do nosso país acima de qualquer outro interesse. Isso me deixa muito feliz, pois é assim que se faz a verdadeira política, buscando o bem comum".

O deputado Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Atividades Econômicas, declarou que esta foi mais uma importante iniciativa do governo do Estado para incentivar os micros e pequenos empresários paulistas, que necessitam de apoio e subsídios para investir. "Finalmente teremos um acordo para que os pequenos e microempreendedores paulistas possam prosperar no mercado", disse ele.

Encerrando o evento, a ministra do Planejamento Miriam Belchior observou o grande contingente de mulheres na plateia, sinal do aumento da participação desse segmento nos negócios brasileiros. A ministra disse que é necessário adotar medidas que estimulem os micros e pequenos empresários para enfrentarem a concorrência de produtos importados. Ela falou que 64% das compras do governo federal, no valor de até R$ 80 mil, são oriundas de pequenas e microempresas.

alesp